FASUBRA presente na luta contra todas as formas de opressão

13/08/2015

Cerca de 70 mil trabalhadoras abraçaram o Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira, 12. Parte de integrantes do Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA Sindical participaram da quinta edição da Marcha das Margaridas. A caminhada partiu do Estádio Mané Garrincha, sentido Esplanada dos Ministérios, na contramão da N1.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), as reivindicações das mulheres que participam da marcha são em combate à pobreza, pelo fim da violência contra as mulheres, pela defesa da soberania alimentar e nutricional e na construção de uma sociedade sem preconceitos de gênero, de cor, de raça e de etnia, sem homofobia e sem intolerância religiosa. 27 federações e 11 entidades integraram a maior manifestação no mundo pelos diretos das mulheres.

A FASUBRA Sindical em seu histórico de lutas carrega a bandeira contra todas as formas de opressão como: o machismo, racismo e homofobia. A participação do CNG reafirma a unidade na diversidade por meio de atuação nos espaços sociais e sindicais, com diálogo, troca de informações e educação sobre inclusão, tolerância e respeito à diversidade.

História

O sacrifício de Margarida Maria Alves, trabalhadora rural, em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande-PB, se tornou a luta de milhares de mulheres brasileiras. Margarida era caçula entre nove filhos, nasceu em cinco de agosto de 1933, em Alagoa Grande – PB. Como líder sindical combateu o não cumprimento de leis trabalhistas, na época da ditadura militar, tornando-se alvo de ameaças dos proprietários de usinas de cana de açúcar da região. Margarida foi cruelmente assassinada em 12 de agosto de 1983, com um tiro no rosto por um matador de aluguel, alvejada diante de sua família. A partir de sua morte, Margarida é homenageada todos os anos em Alagoa Grande, lembrada como ícone na luta pela igualdade de gênero dos trabalhadores rurais. Referência de mulheres em todo país, a Marcha das Margaridas realizada há cinco anos, carrega seu nome em homenagem.

Fonte: FASUBRA/Luciana Castro