Categoria vai às ruas em Defesa da Educação e da Saúde Pública

11/08/2015

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFJVM e IFMG, em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG), Sindiute-MG, Sindibel, Correios e de trabalhadores públicos das áreas da saúde e educação, além do DCE-UFMG e demais movimentos sociais, realizaram uma passeata "Em Defesa da Educação e Saúde Pública e Contra os Ajustes Fiscais" pelas ruas do centro na manhã dessa terça-feira, dia 11 de agosto. Cerca de 700 pessoas participaram do Ato que inicou na Praça da Estação, passou pelo Hospital das Clínicas da UFMG e terminou na Praça Sete.

A presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, discursou sobre a importância da sociedade compreender que a pauta dos servidores públicos é uma pauta de todos, pois a sociedade é beneficiada pelas conquistas da Categoria, ela também convocou todos para participarem do Ato, no dia 20 de agosto, contra a tentativa de golpe da direita. Cristina del Papa, coordenadora do SINDIFES, lembrou que a Categoria está em Greve desde o dia 28 de maio e espera que o Governo atenda as reivindicações dos Técnico-Administrativos, ela ainda denunciou os problemas que as universidade federais enfrentam com o corte das verbas e o ajuste fiscal. "A Instituições Federais estão sem pagar contas de água, luz e telefone, o HC-UFMG não tem dinheiro para comprar remédios básicos. O segundo semestre pode não terminar por falta de investimento do Governo na Educação", disse ela.

Durante o trajeto, mais de cinco mil panfletos, informando as condições precárias das universidades e os motivos do ato, foram distribuídos a população. No próximo dia 20, a Categoria volta às ruas em defesa da Democracia e contra a tentativa de golpe da direita.

Clique aqui para ver as fotos do Ato.