Assembleia delibera participação em massa no Ato em Defesa da Educação e da Saúde Pública

07/08/2015

Os Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES realizaram uma Assembleia de Greve Unificada, na manhã desta sexta-feira, dia 7 de agosto, no Auditório da Reitoria da UFMG. A Categoria ainda deliberou que na próxima terça-feira, dia 11, será realizado um grande Ato em Defesa da Educação e da Saúde Pública em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores. A presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueria, esteve na Assembleia para apoiar a Categoria e convocá-la para o Ato.

Ato dia 11 será em Defesa da Educação e da Saúde Pública

O SINDIFES, junto com a Central Única dos Trabalhadores e demais sindicatos cutistas, está organizando um grande Ato para o dia 11 de agosto, terça-feira, às 9h, na Praça da Estação, na região central de Belo Horizonte. Partindo do local de concentração a passeata irá, pela Avenida dos Andradas, até a região hospitalar, onde será feita uma intervenção política em frente ao Hospital das Clínicas e em seguida, seguirá para a Praça Sete, local em que será realizada a parte final do Ato.

Durante o trajeto serão distribuídos panfletos sobre a importância de se manter investimentos na saúde e educação pública e contra o ajuste fiscal, além dos motivos da Greve dos Técnico-Administrativos.

FASUBRA incia conversas com direção nacional da EBSERH

No último dia 5, a FASUBRA se reuniu com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Newton Lima e apresentou vários problemas referentes a gestão que está sendo praticada nos hospitais universitários. Foram apresentados, tantos problemas nacional quantos os locais. Ao final da reunião foi encaminhado que a Federação irá apresentar uma pauta específica para discussão e no final de agosto será agendado um encontro para tratar esta pauta.

Caravana e reunião com o Ministério do Planejamento

A caravana reuniu mais de 1.800 Técnico-Administrativos em Educação em Brasília. No dia 5 foi realizada uma grande passeata com o vigília durante a noite. Neste dia, além da reunião com o presidente da EBSERH a FASUBRA protocolou documento, no qual questiona a resposta dada pelo Ministério às reinvindicações discutidas na reunião anterior.

Na madrugada do dia 6, a Categoria fechou o prédio do MPOG exigindo uma reunião para negociação da pauta específica dos TAE. A Categoria foi recebida pelo secretário de relações de trabalho, Sérgio Mendonça, que durante a reunião, reconheceu que a proposta de reajuste de 21,3% em quatro anos foi rejeitada pela maioria dos SPF. A Federação ainda pautou alguns pontos para que prossigam as negociações, os principais foram:

• Participação do MPOG nas reunião da Federação com o MEC;

• Discussão da negociação coletiva e data-base;

• Aumento do percentual do STEP no plano de carreira dos TAE

• Reajuste mínimo para o primeiro ano, igual ao que será dado aos trabalhadores da EBSERH;

• Jornada de 30h para todos os TAE e em todas as IFES;

Informes Locais

CEFET-MG

Devido a decisão do diretor do Centro, o professor Márcio Basílio, de vetar os trabalhos da comissão que iria instituir as 30h a Categoria decidiu intensificar, ainda mais, o movimento grevista. O retrocesso do diretor é uma clara retaliação a Categoria, que apoiou outro candidato durantes as eleições. Durante todo o processo eleitoral ele disse ser a favor das 30h e após perder as eleições, mudou de opinião.

Na segunda-feira, dia 10, às 14h, os TAE do CEFET-MG irão realizar uma Assembleia de Greve, no auditório do Campus I, para discutir o assunto e deliberar os encaminhamentos sobre a luta pelas 30h.

IFMG

No dia 23 de julho a Categoria fez uma grande Assembleia contando com representantes de vários campi do Instituto. Estas movimentações estão oportunizando aos TAE tanto a visibilidade quanto o sentimento de pertencimento a uma Categoria. Nos próximos dias serão realizadas assembleias pelos campi do interior para a discussão da Greve.