Caravana da Educação reúne milhares de TAE em Greve em Brasília

05/08/2015

Na manhã desta quinta-feira, 5 de agosto, cerca de três mil trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação, de Instituições Federais de Ensino de todo o país, que estão em Greve realizaram a Caravana da Educação, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Os caravaneiros se concentraram, desde bem cedo, no Acampamento da FASUBRA, estrutura montada no início da Esplanada para abrigar as delegações. Por volta das dez horas os trabalhadores seguiram em marcha, percorrendo todo o eixo monumental, até a frente do Congresso Nacional e terminando a manifestação em frente ao Ministério da Educação.

No Ministério da Educação o Comando Nacional de Greve da FASUBRA protocolou, com certa dificuldade, documento no qual questiona a resposta dada pelo Ministério às reinvindicações discutidas na reunião anterior. Na última reunião entre Ministério da Educação, Ministério do Planejamento e FASUBRA Sindical, o secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias, se comprometeu a enviar um documento com as propostas discutidas. O ofício 77, encaminhado dia 29 de julho traz pontos como o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), jornada de trabalho, corte de ponto, carreira, racionalização dos cargos, afastamento para capacitação, democratização, assédio moral, dimensionamento da força de trabalho, adicional de insalubridade, representatividade dos empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O Oficio 77 está disponível no Portal da Fasubra.

Reunião com a EBSERH

No período da tarde representantes do Comando Nacional de Greve da FASUBRA se reuniram com representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, para discutir uma série de questões referentes a recente entrada da empresa nos Hospitais Universitários.

O SINDIFES foi uma das entidades sorteadas pelo Comando Nacional de Greve para enviar representante a reunião. O Coordenador do SINDIFES Waldir de Paula foi quem participou da reunião.

Próximas Atividades em Brasília

A Caravana do SINDIFES segue em Brasília até está quinta-feira participando das atividades. Nesta quarta no período da noite acontecerá uma caminhada novamente pela esplanada dos ministérios até o espelho d’água, em ato que ficou conhecido como Ubuntu. Nesta quinta-feira pela manhã os caravaneiros participam de Marcha unificada dos Servidores Públicos Federais.