Orientações sobre os encaminhamentos da Assembleia do dia 30 de julho

31/07/2015

Os Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG em Greve desde o dia 28 de maio, em Assembleia realizada no dia 30 de julho, levaram em consideração os pontos elencados abaixo, após árduo e acalorado debate, para aprovar o pedido da Administração da Universidade sobre a antecipação do lançamento do mapa de oferta das disciplinas, já aprovado anteriormente pela categoria e o retorno das aulas em 24 de agosto. E expôs na reunião, através de seus representantes no Conselho Universitário, o que segue:

Considerando

• A condução política do Reitor e Vice-Reitora de respeito e dialogo com o movimento paredista;
  • A proposição de criação de uma Comissão de Diretores das Unidades Acadêmicas para dialogar com o movimento paredista;
  • A postura progressista e democrática da Administração da UFMG (Reitoria e Diretores), de não tratorar o movimento paredista, como foi feito por reitorias passadas, e a construção coletiva de solucionar os conflitos que são inerentes a uma greve;
  • A posição dos Coordenadores de Cursos em respeitar o trabalho, os parceiros de trabalhos e o movimento paredista não realizando as atividades que são inerentes aos Técnico-Administrativos em Educação;
  • A presença do Reitor, dos Pró-Reitores de Graduação e de membro da Comissão dos Diretores na Assembleia para mais uma vez dialogar com a Categoria;
  • A necessidade dedar mais uma vez a clareza a comunidade universitária que a greve é nacional, portanto, não é uma greve contra a instituição e nem contra os membros desta comunidade, bem comodemonstrar a nossa preocupação com a nossa instituição e com a comunidade universitária, principalmente os alunos que foram e são nossos parceiros nesta e em outras greves, reconhecendo a importância e a justeza do movimento paredista;
  • O limite que o movimento paredista tem em relação ao fechamento e envio da proposta de orçamento pelo governo federal para o Congresso Nacional, que é do dia 21 de agosto;
  • As demandas das pautas internas de interesse da Categoria que precisam ser debatidas e aprovadas nas instâncias da instituição;
  • O adiamento do Calendário, que se deu única e exclusivamente em razão do movimento paredista dos Técnico-Administrativos em Educação, por causa da greve forte e vitoriosa da Categoria, que não precisou fechar nada e conseguiu convencer as pessoas da importância deste momento;
  • A oportunidade de realizar as denúncias sobre os cortes na Educação e, principalmente nas instituições que são base do SINDIFES (UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG);

Comunicamos aos membros do Conselho Universitário e a toda a Comunidade Acadêmica da UFMG que:

• a greve continua forte e por tempo indeterminado;
  • o movimento paredista só encerrará a greve após orientação da Diretoria da FASUBRA e do Comando Nacional de Greve. E isso só ocorrerá possivelmente no final de agosto;
  • os trabalhos que serão executados foram considerados essenciais, mas serão pontuais;
  • os trabalhadores executarão as tarefas de portas fechadas em seus locais de trabalho ou em casa;
  • nenhuma demanda extra será atendida;
  • o início das aulas se dará no dia 24.08, mas sem nenhuma infraestrutura administrativa ou acadêmica. Portanto, sem colegiado, seção de ensino, bibliotecas, laboratórios, serviços gerais, almoxarifados, audiovisual, contabilidade, compras, seção de pessoal, etc.;
  • qualquer problema que porventura venha ocorrer durante a execução deste trabalho pontual, deverá ser encaminhado pelos Coordenadores de Curso ou Diretores de Unidades para a Comissão dos Diretores, que é a responsável por dialogar com o Comando de Greve e com o movimento paredista;
  • não aceitaremos nenhum tipo de pressão por parte de qualquer Professor, dos Coordenadores de Cursos e ou Diretores, para a execução deste trabalho que é pontual. Se isso vier a acontecer, os trabalhos serão imediatamente suspensos.

Orietanções

• A greve continua forte e por tempo indeterminado;
  • os trabalhos deverão ser realizados de portas fechadas ou de casa;
  • os trabalhadores não devem executar nenhuma outra tarefa além da já determinada como serviço essencial;
  • qualquer tentativa de pressão que seja realizada por qualquer professor, coordenador de curso ou diretor deve imediatamente ser comunicado ao Comando de Greve (comandodegreve@sindifesbh.org.br).