Categoria mantém Greve por tempo indeterminado e altera data do lançamento do mapa de disciplinas na UFMG

30/07/2015

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG deliberaram, nesta quinta-feira, dia 30 de julho, em Assembleia com cerca de 700 pessoas, que adiantarão os processos relativos ao laçamento dos mapas de ofertas, conforme proposta encaminhada pela Administração (Reitoria e Diretores).  A greve continua forte e por tempo indeterminado e a decisão da Assembleia não interfere na continuidade do movimento e não garante que o início das aulas será com qualidade, pois a infraestrutura administrativa e acadêmica não estará funcionando, como por exemplo as seções de ensino, colegiados, laboratórios, audiovisual, bibliotecas, etc. A presidenta da CUT, Beatriz Cerqueira, participou da Assembleia e declarou o apoio da Central Única dos Trabalhadores a Categoria, disse que a Greve no setor público só é longo por causa do descaso que os governantes tem com os serviços públicos e que a pauta de reivindicação dos servidores da educação é justa, pois é uma pauta coletiva, da sociedade, e tem que ser vista mostrada assim. Beatriz ainda colocou a Central à disposição para ajudar os TAE a avançarem na luta.

CEFET-MG

O CEFET-MG está com o movimento forte e todos os campi estão em Greve. As aulas estão atrasadas e devem começar a partir do dia 10 de agosto, segundo Mário Sérgio, coordenador geral do SINDIFES. De acordo com ele, em 100 anos de existência da instituição é a primeira vez que uma greve dos Técnico-Administrativos em Educação conseguiu atrasar o semestre letivo, mesmo que seja por uma semana, o que ele avalia como uma grande vitória.

UFVJM

A Greve está com 40% de adesão dos TAE, sendo mais forte no campi de Teófilo Otoni onde o início do semestre letivo foi adiado por causa da Greve conjunta com os docentes e discentes. Segundo Carol, os docentes estão com Assembleia marcada para o dia 3 de agosto para discutirem a adesão ou não ao movimento paredista nacional. Ela informou que os docentes não têm como começar o semestre letivo por causa da greve dos TAE e nas próximas semanas o irá se intensificar, pois o reitor está deixando o cargo e com por isto acabam as ameaças e perseguições ao movimento.

IFMG

A última assembleia no IFMG, realizada no Campus de Santa Luzia, contou com a participação de TAE dos campi de Betim, Bambuí, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista, além da Reitoria. O coordenador do SINDIFES, Reinaldo, informou que compareceram a Assembleia vários professores que queriam informações sobre a greve nacional e as negociações. Para ele, o movimento está forte e em alguns campi o primeiro semestre não terminou. Ele acredita que a tendência é que a Greve se intensifique.

Calendário acadêmico da UFMG

O calendário acadêmico proposto pelo movimento grevista indicava o início das atividades do lançamento dos mapas de ofertas de disciplinas para o dia 6 de agosto, com previsão do início das aulas no dia 1º de setembro e fim do semestre letivo em janeiro de 2016. A proposta apresentada pelo pró-reitor de graduação, Ricardo Takahashi, representando a Adminstração da instituição (Reitoria e Diretores) e aprovada por ampla maioria dos TAE na Assembleia, adianta em três dias o início do lançamento do mapa de ofertas, ou seja, para o dia 3 de agosto, dando a possibilidade do semestre começar no dia 24 de agosto e terminar em 30 de dezembro de 2015.

A Categoria entendeu que os três dias de adiantamento do lançamento do mapa de ofertas não irá impactar no movimento grevista, que continuará forte.

Reitor da UFMG participa da Assembleia

O reitor da UFMG, prof. Jaime Arturo Ramirez, participou da Assembleia e respondeu a diversos questionamentos da Categoria. Ele disse que respeita o movimento paredista e que sua gestão busca sempre o diálogo com os segmentos, realizando reuniões mensais com esses. Questionado sobre a jornada das 30h, ele afirmou que é uma questão muito importante para a universidade e que está sendo tratada com atenção e cuidado e seria resolvida assim que a greve terminar. Sobre a cessão dos trabalhadores do Hospital das Clínicas para a EBSERH, o reitor garantiu que não haverá cessão coletiva e que quem é do quadro efetivo RJU continuará a ser, que caso seja feita a cessão, será apenas individual e a pedido. Sobre a utilização do crachá com o símbolo da EBSERH, foi acertado com a diretoria do HC que os servidores do quadro não utilizarão esse crachá.  O reitor ainda disse a democratização é um tema relevante para a universidade, principalmente no que tange a lista uninomial e a paridade, e que este assunto está no seu programa de gestão e será debatido com a comunidade universitária. Disse ainda que o movimento pode apresentar um cronograma com proposta de calendário para essa discussão e que o mesmo será apreciado e discutido para implantação.

Rejeitada Contraproposta apresentada pela Comissão Técnica do Fórum dos SPFs

O Fórum dos Servidores Públicos Federais apresentou uma contraproposta de reajuste de 19,7% em parcela única para 2016. Este percentual cobriria a inflação do período entre 2010 e 2015. A Categoria entendeu que esta contraproposta rebaixa o pedido de 27,3% e que se tivesse que vir um percentual menor, que fosse oferecido pelo Governo e não pelo fórum, pela Fasubra ou pela Categoria.

Próximas atividades

Na próxima semana, nos dias 3 e 4 de agosto, o Comando Geral de Greve realizará um bazar, intitulado “Esquentando o PA”, no campus saúde da UFMG com a intenção de dar continuidade as denúncias das péssimas condições de trabalho no Pronto Atendimento do Hospital das Clínicas. A primeira atividade aconteceu no 20 de julho, com a ação intitulada de “Pipocando o PA”. Além das denúncias, a atividade tem a finalidade de arrecadar dinheiro para a compra de kits com materiais de higiene pessoal para os pacientes  que estão internados no PA do Hospital das Clínicas. No dia 4 de Agosto será realizada uma Assembleia de Greve na entrada da Faculdade de Medicina às 9h. No dia 5 de agosto será realizado o Seminário sobre a Carreira, no auditório da Reitoria, das 9h às 17h.

Caravana para Brasília

Nos 5 e 6 de agosto, a Categoria participa da Caravana, com acampamento, à Brasília. No dia 5 as manifestações serão comandadas pela Fasubra e no dia 6 as demais Categorias dos Servidores Públicos Federais se juntam as manifestações.

Estão abertas as inscrições para a Caravana, com acampamento, para Brasília, nos dias 5 e 6 de agosto. As inscrições devem ser feitas na secretaria do SINDIFES.

Ato Público para dar mais visibilidade a greve

No dia 11 de agosto, por orientação do Comando Nacional de Greve, serão realizados atos nos estados para darem visibilidade a Greve nacional e pressionar o Governo a efetivar a negociação com o movimento paredista. O Ato será incorporado pela CUT e demais sindicatos cutistas. O mote da atividade será “Em Defesa da Educação e Contra os Cortes na Educação e o Ajuste Fiscal”. Em Belo Horizonte o SINDIFES prepara uma grande passeata na região central.