Base do SINDIFES avalia proposta do Governo e segue em Greve por tempo Indeterminado

23/07/2015

Os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG não aceitaram a última proposta apresentada pelo Governo e deliberaram pela continuidade da Greve por tempo indeterminado. A avaliação foi feita durante Assembleia Unificada da base do SINDIFES, realizada na manhã dessa quinta-feira, 23, no Auditório da Faculdade de Medicina da UFMG. Mais de 300 trabalhadores participara da discussão.

A Assembleia avaliou a reunião realizada da última segunda, dia 20, entre representantes do Fórum dos Servidores Públicos Federais e do Governo Federal, quando a proposta de aumento salarial, de 21,3% em quatro anos, foi mantida e adcionada, às negociações, a proposta para o reajuste nos auxílios alimentação, saúde e creche.

A Categoria avaliou como positivo os avanços na negociação e a sinalização do Governo em negociar, mas não aceitou a proposta por considerar abaixo do necessário e vislumbrar possibilidades de avançar mais, sobretudo nas pautas especificas. Sobre a proposta de recomposição salarial os trabalhadores da base do SINDIFES seguem com o entendimento de que o período em que ela está fracionada é muito longo e que o índice precisaria ser revisto ou o tempo da proposta reduzido.

Durante as avaliações também foi destacada a visibilidade que a Greve tem ganhado devido ao impacto que tem causado nas Instituições, sobretudo com a recente confirmação do adiamento do início do próximo semestre em algumas instituições. Ao final da Assembleia foi votada por unanimidade a manutenção do movimento paredista por tempo indeterminado.

Próximas Reuniões

A próxima reunião entre o Fórum dos Servidores Públicos Federais e o Governo Federal deve ser marcada até o dia 30 de julho. Dessa forma a previsão é de que a nova mesa de negociações aconteça ainda este mês, provavelmente no dia 29 ou 30 de julho.

Próximas atividades

Uma nova Assembleia Unificada da base do SINDIFES está marcada para quinta-feira, dia 30 de julho. Na oportunidade os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG farão uma avaliação da reunião entre o Comando Nacional de Greve da Fasubra e o Ministério da Educação que foi realizada nessa quinta-feira, 23 de junho.