Assembleia Unificada rejeita proposta do governo e mantém Greve por tempo indeterminado

13/07/2015

Mais que quinhentos Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES, realizaram, na manhã desta segunda-feira, 13, uma Assembleia Unificada, para avaliar as negociações feitas com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – reunião do dia 7 de julho, e com o Ministério da Educação – reunião no dia 9 de julho. A Categoria viu como positivo a intenção de negociar, mas rejeitou a proposta do governo por considerar abaixo do necessário e se colocou disposta a continuar as negociações. Também foi votada a continuidade do movimento paredista por tempo indeterminado.

Informes locais

IFMG

A Greve está forte e foi deflagrada em vários campi no interior. Estão realizando assembleias temáticas e discutindo a pauta interna.

UFVJM

O movimento está forte e alcança todas as unidades. O destaque é para a força da Categoria que está conseguindo barrar os desmandos e arbitrariedades do reitor.

CEFET-MG

Dos oito campi no interior, apenas um não está em Greve. Os campi de Belo Horizonte estão com vários serviços paralisados. O comando local de greve da instituição está avaliando que esta é uma das Greves mais fortes nos últimos 20 anos, como mais de 90% de adesão.

UFMG

A UFMG parou as matrículas do SISU, agora as matrículas dos veteranos e o segundo semestre começará atrasado. Os TAE estão mostrando sua força e disposição de luta. É importante avançar na pauta interna, principalmente na questão das 30h. A avaliação é que o movimento está forte.

Avaliação das negociações com o MPOG

Na reunião do dia 7 de julho, o Governo Federal manteve a proposta de 21,3% em quatro anos para todos os Servidores Públicos Federais. Essa proposta foi recusada e durante as conversas o Governo disse aceitar rever o índice e o tempo do acordo. A Categoria entende que este índice seria aceitável em dois anos e em três se fosse melhorado. Um avanço nas negociações foi a retirada da imposição de aceitar este reajuste para negociar os benefícios, ou seja, agora os benefícios serão discutidos paralelamente.

Entre os pontos mais importantes para a Categoria, nesta mesa, estão a negociação coletiva com a volta da data-base (período de negociações entre governo e categoria) e liberação do mandado classista. No dia 21 de julho haverá uma nova reunião para continuidade das negociações.

Avaliação das negociações com o MEC

Na mesa do dia 9 de julho, os representantes do MEC retomaram o processo de negociações que estava parado desde a última Greve. Novamente a Categoria avalia com um avanço as negociações, porém, espera que desta vez tenha resolutividade, principalmente nas questões relativas ao aprimoramento da Carreira, racionalização dos cargos, reposicionamento dos aposentados e democratização das universidades. No dia 16 de julho haverá uma nova reunião com o MEC e a FASUBRA solicitou que o MPOG participe para que as pautas que envolvam questões financeiras sejam discutidas.

Encaminhamentos

- O Comando Local de Greve da UFMG negocie com a administração central os serviços essenciais afim de manter o bom relacionamento;

- As negociações com o Governo tem sido positiva mas as propostas precisam ser melhoradas reduzindo o tempo do acordo e cobrindo a inflação do período;

- Cobrar que o MEC assuma seu papel de interlocutor e que esteja junto as negociações com a Categoria;

- Participação das Ações no HC-UFMG a serem divulgadas nos canais do SINDIFES;

- Participar da Campanha de luta contra a Corrupção, porém por uma luta ampla e não seletiva.