Em dia de Vigília Consu da UFVJM referenda resultado da consulta a comunidade

10/07/2015

Na quinta-feira, dia 9 de julho, a comunidade universitária da UFVJM realizou vigília durante reunião do Conselho Universitário da instituição que elaborou novamente a lista tríplice para Reitor. O Consu referendou, com 27 votos, o resultado da consulta a comunidade e indicou Gilciano Saraiva Nogueira e Cláudio Eduardo Rodrigues, que formaram a Chapa 3 Novos Tempos, para encabeçarem a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação

Centenas de Técnico-Administrativos em Educação, estudantes e professores permaneceram na Reitoria em frente a sala onde acontecia a reunião durante todo o tempo, e comemoraram a manutenção da democracia ao final.

O atual reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, numa atitude antidemocrática proibiu os membros da comunidade universitária, que não são conselheiros, de acompanharem a reunião. Esta ação reforçou os temores de um suposto golpe para indicar um candidato diferente ao eleito pela Comunidade. No primeiro envio a lista não havia sido aprovada devido a uma manobra administrativa.

Uma Caravana com trabalhadores das demais bases do SINDIFES, saiu de Belo Horizonte e foi até Diamantina, para participar da vigília e demonstrar o apoio e solidariedade em prol da manutenção do resultado das eleições.