Avaliação da Base do SINDIFES sobre a proposta do Governo

02/07/2015

A Categoria da base do SINDIFES, em Assembleia realizada no dia 29 de junho, avaliou a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo Federal, através do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF), em reunião realizada no dia 25.06, de percentual de 21,3% (vinte e um vírgula três por cento) parcelados em quatro anos, de 2016 a 2019.

Para a Categoria, a atitude do Governo Federal ao apresentar a proposta foi positiva e, por isso, não se deve rejeitar o percentual apresentado e sim discutir ele é insuficiente, uma vez que não resgata as perdas inflacionárias de 2011 a 2015, como também, devido ao parcelamento em quatro anos, aprofundará ainda mais as perdas inflacionárias no período proposto.

Neste sentido, avaliamos que a contraproposta a ser apresentada deva ser de parcelamento de, no máximo, dois anos, e que no primeiro ano o percentual seja, no mínimo, a inflação projetada para o ano de 2015, que é de 9% (nove por cento).

Avaliamos também que os representantes da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC/FASUBRA) possam começar a discutir, caso a negociação venha a se efetivar, a aplicação do percentual ou montante, apresentando cenários (Piso, Step etc.) para que as bases possam, a partir de referências concretas, opinar sobre a questão.

Avaliamos, ainda, que não podemos deixar de pressionar o MEC para agendar reunião com o CNG/FASUBRA, para discussão dos demais pontos de nossa pauta. Acreditamos que as negociações específicas devam acontecer paralelamente à negociação geral com os demais SPF (reajuste dos benefícios, data base e negociação), principalmente o aprimoramento da nossa Carreira.

A base do SINDIFES reavaliará sua posição caso apareçam elementos novos a partir da reunião do dia 7 de julho, ou em outra reunião que aconteça entre o CNG e o Governo e que seja colocado algo que possa significar avanço nas nossas reivindicações.

Ainda, a base do SINDIFES deixa claro que, em nenhuma hipótese, o CNG deve tomar posição de aceitar ou rejeitar qualquer proposta sem que antes ela seja avaliada pelas bases.

COMANDO GERAL DE GREVE

UFMG – CEFET/MG – UFVJM – IFMG