TAE do CEFET-MG avaliam proposta do Governo e decidem pela manutenção da Greve

26/06/2015

Durante Assembleia de Greve realizada nessa sexta-feira, 26 de julho, no Campus Contagem os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do CEFET-MG, avaliaram como insuficiente a proposta apresentada aos servidores públicos federais pelo Governo e decidiram pela manutenção do movimento paredista por tempo indeterminado

A Assembleia teve inicio com o repasse dos informes da reunião que aconteceu nessa quinta-feira entre representantes das entidades de trabalhadores do serviço público com Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, quando foi apresentada proposta de reajuste salarial de 21,3% fracionado em quatro anos.

Após o informe foi aberto o espaço para as avaliações, quando unanimemente  as opiniões demonstraram que a proposta foi bem abaixo do esperado pela categoria, mas também foi destacada a importância de o Governo ter reconhecido a força que o movimento vem ganhando e apresentado essa primeira contraproposta.

Outro ponto destacado durante a Assembleia foi a necessidade de intensificar a mobilização da Greve e realizar atos com ações de impacto que ajudem a dar visibilidade e mostrar a força do movimento.. Neste sentido o Comando Local de Greve do CEFET-MG planeja realizar ações durante a próxima semana.

Proposta do Governo

O secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público, Sérgio Mendonça, esteve reunido nessa quinta-feira, 25 de junho, com representantes das entidades do Serviço Público Federal (SPF) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A proposta apresentada pelo Governo foi de reajuste de 21,3% em 4 parcelas anuais:

2016 - 5,5% 2017 - 5% 2018 - 4,75% 2019 - 4,5%

A FASUBRA Sindical, que esteve representada na reunião pelos coordenadores gerais Rogério Marzola e Leia Oliveira, considera insatisfatória a proposta apresentada pelo secretário .

Mendonça apresentou a proposta de reajuste, apenas um entre os diversos itens da pauta, e afirmou que “não é um aumento, mas uma maneira de preservar o futuro”, disse.  A Fasubra deixou claro que quer dar continuidade ao processo de negociação, e considera um patamar extremamente insuficiente para negociação.

A próxima reunião com MPOG ficou marcada para o dia 7 de julho às 14h, dia em que acontecerá caravana dos trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação de todo o país em Brasília.

Próximas Atividades no CEFET-MG

A próxima atividade agendada pelo Comando Local de Greve do CEFET-MG será a realização de panfletagem nas filas dos Restaurantes dos Campus I e II, nesta segunda e terça-feira. Os restaurantes, assim como o de algumas unidades do interior, terão suas atividades paralisadas na próxima quarta-feira, 1 de julho.