FAE promove debate sobre organização dos trabalhadores nesta terça, dia 23, às 19h

18/06/2015

O Comando Local de Greve do SINDIFES orienta que os TAE em Greve participem do debate sobre Organização dos Trabalhadores que será realizado, nesta terça-feira, dia 23, às 19h, na sala de teleconferência da FAE-UFMG. Confira abaixo as informações da atividade.

FaE promove debate sobre a organização dos trabalhadores

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação - GEPMTE realizará, na noite de 23 de junho (terça-feira), uma mesa-redonda para debater “A organização dos trabalhadores na atualidade: as possibilidades de uma nova Internacional”. Durante a atividade, a professora e pesquisadora Celeste Bitencourt abordará “As possibilidades e a necessidade de uma nova Internacional da perspectiva de István Mészáros”, enquanto o pesquisador Gustavo Machado fará sua exposição sobre “A importância da organização em partidos, sindicatos e movimentos sociais” e o professor e pesquisador Túlio Lopes apresentará “O mapa das esquerdas do Brasil: histórico das organizações, estratégia/referencial teórico e conexões internacionais”.

Pesquisadores de diversas áreas e integrantes de movimentos sociais são aguardados na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG para o debate, que tem como objetivo o diálogo acerca das diversas configurações da organização dos trabalhadores e a busca por alternativas possíveis para uma nova Internacional.

O evento, que é a quarta atividade promovida pelo grupo, integra o segundo ciclo de estudos do GEPMTE. A primeira palestra apresentou “A crise estrutural do capital a partir de István Mészáros”, enquanto a segunda abordou “A crise estrutural e conjuntural do capital na perspectiva do marxismo” e a terceira teve como tema “A crise atual do sistema do capital em seus aspectos conjunturais e estruturais”. As atividades promovidas pelo GEPMTE são voltadas para a universidade e para o movimento social, sempre abertas à participação de alunos, professores, ativistas e pesquisadores.

23 de junho (terça-feira), das 19h às 22h
Faculdade de Educação da UFMG – Sala de Teleconferência