Debate coloca Candidatos a Reitor do IFMG frente e frente

02/06/2015

Na tarde desta terça-feira, 2 de junho, aconteceu debate entre os dois candidatos a Reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, os Professores Arthur Versiani e Kleber Glória. O Auditório da Reitoria da UFMG, local escolhido para receber o encontro único entre os candidatos, recebeu técnico-administrativos, professores e estudantes do IFMG vindo das diversas unidades espalhadas pelo estado. O evento também foi transmitido ao vivo pela internet, possibilitando que mesmo quem não pode estar presente, pudesse acompanhar a discussão.

O debate foi dividido em quatro blocos, iniciando com cada candidato apresentando seu plano de trabalho para a Instituição, seguido pelas perguntas entre os candidatos, pelo debate dos candidatos com a plateia e terminando com as considerações finais.

Os candidatos iniciaram o debate, utilizando os dez minutos a que tiveram direito, para exaltar os princípios de suas candidaturas e destacar os principais pontos de seus programas para a gestão do Instituto nos próximos quatro anos. O programa na íntegra de cada um dos candidatos pode ser consultado em seus sites oficiais de campanha: Arthur (www.arthurparareitor.net) ou Kleber (www.kleber2015.com.br).

A discussão sobre os turnos contínuos, com jornada de trabalho de trinta horas para os Técnico-Administrativos, foi um dos temas que surgiu durante as perguntas entre os candidatos, quando ambos deram demonstrações favoráveis a pauta. O candidato Arthur, afirmou que é preciso revisar a portaria atual do Instituto que trata sobre o assunto, e que pretende avançar no assunto durante a sua gestão. Por sua vez Kleber deixou claro que é favorável as 30 horas e contrário ao ponto eletrônico, e que irá buscar o diálogo com a comunidade para o efetivo atendimento da pauta.

No último bloco, os candidatos responderam a perguntas encaminhadas pela plateia, com indagações dos três seguimentos que compõe a comunidade.

Apoio da Categoria

O Sindifes convoca todos os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do IFMG para participarem de Assembleia Sindical Geral nesta quarta-feira, que em pauta única discutirá e definirá o apoio, ou não da categoria a um dos candidatos no pleito. A discussão acontecerá a partir das 9h no Auditório da Reitoria da Instituição.