SINDIFES cobra andamento da comissão das 30h em reunião com o Reitor da UFMG

27/05/2015

O SINDIFES se reuniu, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de maio, com o Reitor da UFMG, o professor Jaime Arturo Ramirez, e a técnica-administrativos em educação, e pró-reitora de Recursos Humanos da UFMG, Leonor Gonçalves. Participaram pelo Sindicato, Cristina del Papa, coordenadora-geral; Vânia Imaculada, coordenadora de Política e Formação Sindical; Maria José, da pasta de Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida; Érick Ávila, da Organização Sindical e Guilherme de Fátima.

Greve dos TAE´s

Cristina del Papa informou que no dia 28 de maio a Categoria entrará em greve. Reafirmou que conforme portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e segundo o Regimento do Ponto Eletrônico, os TAE´s em Greve irão utilizar a folha de ponto disponível no site da PRORH-UFMG. O reitor disse que não há problema quanto a isto e se mostrou compreensivo em relação a entrada da greve.

EBSERH é base sindical do SINDIFES e da FASUBRA

Foi comunicado que o SINDIFES e a FASUBRA são os únicos representantes legais dos trabalhadores da EBSERH e que qualquer outra entidade sindical que tentar fazer isto, está invadindo a área de atuação destas instituição. Foi entregue ao reitor os ofícios da FASUBRA comunicando esta situação. Também foi relatada a posição do MEC que afirmou reconhecer apena a FASUBRA como representante para quaisquer negociações.

Comissão de Acompanhamento da Implantação da EBSERH e Conselho Deliberativo

Em relação ao Conselho o SINDIFES cobrou que seja divulgado as informações sobre a eleição dos representantes. O reitor disse que irá entrar em contato com a direção do HC-UFMG e averiguar a situação.

Foi solicitado informações sobre o andamento da instalação da comissão de acompanhamento. Após uma discussão sobre o papel e a necessidade de ampliar para estudantes e representantes da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem o reitor se propôs a pensar em um formato que contemple a ampliação e a representatividade de todos os atores envolvidos.

Ainda sobre os Trabalhadores do HC-UFMG, o SINDIFES cobrou um espaço na agenda para que o Reitor recebe um grupo de TAE´s do hospital, para que eles possam relatar os problemas vividos após a implantação da EBSERH. O reitor ficou de agendar este encontro até o final do primeiro semestre.

Comissão das 30h

Foi informado que a Comissão não está se reunindo, tendo realizado apenas a reunião de instalação. As reuniões estão marcadas para todas as sexta-feira, às 10h, porém foram canceladas sem aviso prévio. O SINDIFES reclamou da condução do processo, pois está sentindo que não há empenho o bastante para o cumprimento do propósito da comissão. Esclarecemos que na primeira reunião nos colocamos abertos as propostas e ao trabalho e até então não tivemos retorno, pois nem sequer tem sido realizadas reuniões.

O reitor disse que irá conversar com os demais membros e ver o que tem acontecido. Disse que acredita que a comissão tem condições de fazer um bom trabalho e que a intenção não é enrolar ou desacreditar o processo.