Trabalhadores da UFMG aprovam entrada em greve a partir do dia 28 de maio

20/05/2015

Em Assembleia realizada nesta terça-feira, dia 19 de maio, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG ratificaram o indicativo de greve para ser deflagrada no próximo dia 28 de maio. A decisão, que já havia sido votada na assembleia que antecedeu o Congresso da FASUBRA, realizado em Poços de Caldas de 4 a 8 de maio, foi votada por unanimidade naquela instância, que definiu a data da entrada no movimento, e por isto precisou ser reafirmada em assembleia geral da Categoria.

Os presentes deliberaram, ainda, pela realização de uma nova assembleia no dia 28, para a deflagração da Greve, em que deverá ser apresentada a pauta  de reivindicações dos TAE, construída a partir de documentos já protocolados junto ao governo Federal - MEC e MPOG - e nas instâncias da Categoria, como assembleias e plenárias, que possa intensificar a mobilização dos trabalhadores, favorecendo a sua adesão ao movimento grevista.

O entendimento da maioria dos presentes é de que a Greve é a única forma de garantir reajustes salariais e dos benefícios e avanços na carreira, visto que, conforme avaliação dos presentes, “o Governo nunca nos deu nada que não fosse conquistado pela luta coletiva.” Avaliou-se também que a conjuntura é adversa em relação ao orçamento da União, às perdas de direitos da classe trabalhadora com os pacotes de ajuste fiscal e as MPs 664 e 665, aos avanços da terceirização no serviço público, à precarização do trabalho, às mudanças previdenciárias, dentre outros pontos que retiram conquistas históricas da massa trabalhadora.

Propostas para o encaminhamento da greve

A assembleia da UFMG determinou, também, que fosse encaminhado á Plenária da FASUBRA, a ser realizada em Brasília, Distrito Federal, no próximo final de semana, que a greve deve ter parâmetros claros: 1) Fazer a Greve Unificada com as demais Categorias do SPF, que deve ser a prioridade neste momento, pois isto reforça a luta, demonstra unidade e aumenta as chances de êxito. 2) A segunda alternativa pode ser a realização da greve juntamente com os demais trabalhadores da Educação, docentes e técnico-administrativos, da ANDES-SN, Sinasefe e demais entidades representativas dessas Categorias.. 3) Por fim, caso tais alternativas não sejam viabilizadas, devemos construir a Greve dos trabalhadores TAE da FASUBRA e do Sinasefe, ou, em última instância, o movimento grevista da base da FASUBRA.

Quaisquer destas propostas não são novidades, e a FASUBRA, por inúmeras greves foi protagonista de movimentos paredistas memoráveis, inclusive de forma isolada. Para a base da UFMG, entretanto, é necessário que sejam explicitados todos os cenários possíveis e que a greve, naquele que for definido como a nossa realidade, seja construída com coerência, unidade, consenso e em busca do estabelecimento de um processo negocial, que busque ganhos para a Categoria dos TAE.

Inclusão na Pauta Nacional

Os presentes propuseram ainda, a definição de uma pauta prioritária, em que deverá constar reajuste salarial com recursos para o piso e step da tabela salarial e a recomposição dos benefícios de acordo com as perdas apontadas pelo DIEESE; luta pela data-base; contra a privatização dos Hospitais Universitários e contra a a EBERSH; negociação coletiva para os SPF e democratização nas instituições federais de ensino (IFES).

Ainda, será proposto que as entidades sindicais da base da FASUBRA em todo o Brasil façam levantamentos precisos da mobilização em setores e unidades, com vistas a mapear a consistência do movimento grevista, que precisará contar com forte adesão, para o enfrentamento ao governo, devido ao momento conjuntural adverso.

Os delegados eleitos pela Assembleia da UFMG encaminharão as propostas na Plenária da FASUBRA e defenderão a posição de uma greve forte, articulada e focada na luta em defesa dos trabalhadores e da Categoria, com o objetivo de se abrir um processo negocial que traga vitórias e ganhos, sobrepondo-se aos interesses políticos e partidários dos grupos organizados, que tendem a partidarizar e instrumentalizar a greve.

As demais instituições da base do SINDIFES - CEFET-MG, UFVJM e IFMG - realizam assembleias hoje e amanhã, para ratificar o indicativo de entrada em greve, debater propostas para a pauta do movimento e eleger seus delegados para a Plenária da FASUBRA.

A próxima assembleia na UFMG será no dia 28 de maio, no campus Pampulha. O local e horário serão divulgados posteriormente. É importante que todos mobilizem suas unidades para que tenhamos uma assembleia numerosa.