III Semana de Saúde Mental, na UFMG, discute políticas de combate à segregação

19/05/2015

Foi aberta, nesta segunda-feira, dia 18, a 3ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social, promovida pelo Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (Pasme), Programa Polos de Cidadania, Conselho Regional de Psicologia, Pró-reitoria de Extensão da UFMG e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam-MG). A programação, que prossegue até o dia 22, inclui debates e reflexões com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a reforma psiquiátrica e discutir a relação entre cidadania e saúde mental. As atividades ocorrerão nos campi Pampulha e Saúde e na Faculdade de Direito. O SINDIFES é um dos apoiadores do da Semana.

Evento discute políticas de combate à segregação dos usuários de saúde mental

“Além da pesquisa e da construção do conhecimento, é compromisso da universidade atuar junto à comunidade, com o objetivo de despertar reflexão crítica quanto à cidadania e à saúde mental”, disse a vice-reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida [foto], durante a cerimônia de abertura da 3ª Semana de Saúde Mental, realizada na manhã de hoje, no auditório da Reitoria.

O evento vai reunir, até o dia 22, debates e reflexões com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a reforma psiquiátrica e discutir a relação entre cidadania e saúde mental. As atividades vão ocorrer nos campi Pampulha e Saúde e na Faculdade de Direito.

A coordenadora da Semana e também do Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (Pasme), professora Maria Stella Brandão, destacou, entre os propósitos principais do evento, a construção de horizontes para o enfrentamento dos “efeitos perversos” decorrentes da privação de liberdade imposta aos usuários de serviços de saúde mental no Brasil.

Várias frentes

Como explicou a pró-reitora adjunta de Extensão, Cláudia Mayorga [foto], a realização da Semana é pautada pela indissociabilidade entre as vertentes de ensino, pesquisa e extensão, que promove “impacto constante e mútuo entre a graduação e os projetos que beneficiam diretamente a sociedade”.

Nesse sentido, ela chamou a atenção para o Conversatório Saúde Mental e Vida na UFMG, atração da programação agendada para o dia 21. “Será um encontro inédito entre várias instâncias da Universidade, em que vamos discutir uma política de saúde mental da e para a UFMG”, informou

A solenidade de abertura também contou com a presença da coordenadora municipal de Saúde Mental, Patrícia Carla Gomes, e da representante da Associação dos Usuários de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam), Emília Maria de Oliveira.

Antes da abertura oficial, Sandra Goulart Almeida havia inaugurado a mostra de arte Empresta-me teus olhos e a exposição de fotos de Napoleão Xavier, que estão abertas à visitação no saguão da Reitoria.

O evento é promovido em parceria entre o Pasme, o Programa Polos de Cidadania, o Conselho Regional de Psicologia, a Pró-reitoria de Extensão e a Asussam-MG.

Clique aqui para acessar a programação.

Fonte: UFMG