UFMG sedia Encontro Regional das Comissões Internas de Supervisão da Carreira

14/04/2015

Nesta terça-feira, 14, foram iniciados os trabalhos do III Encontro Regional Sudeste das Comissões Internas de Supervisão - CIS, o evento acontece até a próxima quinta-feira no Auditório da Reitoria da UFMG.  A abertura do encontro contou com a presença da Pró-Reitora de Recursos Humanos da UFMG, Maria José Grillo, que representou o Reitor da Instituição, da Pró-Reitora Adjunta, Leonor Gonçalves, das representações sindicais do SINDIFES, com a Coordenadora de Comunicação, Neide Dantas, da Fasubra, representada por Rosângela Costa,um representante do Sinasefe, além do Coordenador da CIS da UFMG, Arthur Valle.

Primeira a falar, Maria José Grillo parabenizou a CIS da UFMG pelo árduo trabalho na construção do evento, e ressaltou a importância de se ter pessoas engajadas para que as mudanças aconteçam. "O primeiro passo para a mudança e termos pessoas querendo que as coisas mudem", ressaltou Maria José.

Em seguida a Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos destacou a importância desse encontro estar acontecendo no momento em que o país discute o Projeto de Lei 4330, sobre a terceirização. "Estamos aqui discutindo Carreira, e o que o Congresso está fazendo é o inverso destruindo carreiras", ressaltou Leonor destacando ainda os problemas que a terceirização trás para a universidade, praticamente extinguindo os cargos de niveis A, B e C que hoje são ocupados por terceirizados, colocando assim a CIS com papel estratégico para a defesa do público.

Neide Dantas, ressaltou a importância desses três dias de discussão que irão ajudar a orientar as discussões sobre a carreira no XXII Confasubra. A Coordenadora do SINDIFES ainda ressaltou que é preciso se rediscutir o conjunto das carreiras públicas, bem como toda a educação pública em nosso país.

A representante da Fasubra destacou que a CIS se trata de uma importante conquista dos TAE's. "A CIS é um instrumento institucional, pleiteado, idealizado e concretizado, fruto do trabalho dessa categoria", afirmou Rosângela destacando ainda a importância desses encontros para o aprimoramento do Debate.

Por fim o Coordenador da CIS da UFMG destacou a importância dos temas que serão discutidos nesse encontro, abordando questões como o Assédio Moral, que influenciam diretamente nos rumos da carreira. Arthur Valle agradeceu ainda a parceria do SINDIFES, que se tornou realizador e não apenas apoiador do evento.

O Encontro da CIS vai até a próxima quinta-feira, 16, e aqueles que não estão inscritos podem participar como observadores. Confira a programação e participe.