Programa para a Terceira Idade Promove Clinica de Mini Tênis no CEU

06/04/2015

Com intuito de apresentar ao público da terceira idade uma nova oportunidade de prática de atividade física, o Programa Atividade Física e Saúde do Idoso realiza a 1° Clinica de Mini Tênis. O evento acontecerá no Centro Esportivo Universitário (CEU), dia 27 de abril, a partir das 8h00. O prazo para inscrição começa hoje e foram disponibilizadas 300 vagas.

A Clínica de Mini Tênis visa estabelecer o contato dos idosos com a modalidade e incentivar a prática da mesma, em um ambiente descontraído e adaptado para a realização das atividades. Durante o encontro acontecerão aulas de mini-tênis, vídeos sobre a modalidade, atividades de iniciação à prática e um lanche coletivo. Alunos da graduação do curso de educação física da UFMG, auxiliarão os idosos durante toda a programação.

Outros objetivos da prática:

• Utilizar o tênis como ferramenta de recreação, ludicidade, visando à melhoria dos aspectos psicológicos da saúde.

• Desenvolver, a partir do tênis, uma série de exercícios e jogos que atuem na habilidade motora, na capacidade de concentração e capacidade aeróbica, na postura, no equilíbrio, na resistência e força muscular, na lateralidade, no tempo de reação, na flexibilidade e no ritmo.

• Oportunizar aos idosos a prática lúdica do tênis com intuito do desenvolvimento

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Centro de Extensão (CENEX) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Para a efetivação da inscrição, será necessário atestado médico liberando o idoso a praticar a modalidade, que deverá ser entregue no ato da inscrição. A atividade é oferecida para o público interno e externo da EEFFTO.

O encontro tem previsão de duração de 3 horas. É aconselhável o uso de boné e protetor solar.

O CEU localiza-se na Avenida Coronel Oscar Paschoal, s/n, bairro São José. Mais informações através do e-mail, programaatividadefisica@gmail.com; ou telefone (31) 3409 2314.

Sobre o Programa Atividade Física e Saúde do Idoso

Coordenado pelo Professor Franco Noce, o programa está em vigência a mais de 20 anos e funciona nas dependências da UFMG. Promove o envelhecimento saudável e a saúde do idoso através de atividades, projetos e eventos, além de proporcionar inúmeras oportunidades de práticas corporais do público em questão.