Conselho Universitário da UFMG aprova parecer favorável às 30 Horas

24/03/2015

O Conselho Universitário da UFMG aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, dia 24, o parecer favorável à implementação das 30 Horas para os Técnico-Administrativos em Educação. Agora, uma comissão paritária será instalada para discutir as diretrizes gerais para que nortearão a implementação da jornada na universidade.

Em extensa reunião no Conselho, o debate sobre a jornada teve início com a leitura do parecer produzido pela Comissão de Legislação, sob a responsabilidade do professor Evandro Abdo. Em seguida, aconteceram as discussões acerca do assunto, com ponderações e defesas de vários conselheiros. Ao final, ocorreu a votação, com a aprovação por unanimidade dos integrantes do Conselho. Agora, uma comissão formada por membros do órgão de deliberação superior - três servidores TAEs e três docentes - discutirá como se dará a implantação nos setores da UFMG, de acordo com o que prevê o Decreto 1590/1995.

Avaliação

Esta decisão do Conselho Universitário é um avanço e uma grande vitória do SINDIFES e dos TAE`s, principalmente para os que acreditaram e carregaram esta bandeira nos últimos anos. Esta vitória só foi possível graça à mobilização e união da Categoria, que atendeu aos chamados do Sindicato e apoiou suas ações.

Com o regime de 30 horas, a instituição terá ganhos como a ampliação do horário de atendimento aos públicos interno e externo, aumento da produtividade e redução de doenças laborais. Os trabalhadores ganham em qualidade de vida, com mais tempo para lazer, família, estudos e descanso. A redução da jornada de trabalho é uma bandeira mundial e defendida pela CUT, FASUBRA e OIT por trazer apenas benefícios para Trabalhadores e instituições.

Clique aqui para acessar o Parecer aprovado.