SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

SINDIFES se reúne com Reitor da UFMG e PRORH

18/03/2015
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


A Direção do SINDIFES se reuniu, nesta quarta, dia 18, com o Reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez. Na reunião, estiveram presentes a coordenadora geral, Cristina del Papa; o coordenador geral, Mario Sérgio; as coordenadoras de qualidade de vida, Maria José e Cida Gomes; o TAE, José Gonzaga; a Pró-Reitora de Recursos Humanos, Maria José Cabral e a Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalvez. A reunião abordou o corte no orçamento da universidade, o CONFASUBRA, as 30 horas, o excesso de processos administrativos e os problemas no HC-UFMG.

Cortes serão maiores na limpeza e manutenção

De acordo com o reitor, os cortes foram feitos nos setores de limpeza, manutenção, obras, areas verdes e vigilância. Este último, um dos mais sensíveis na sua opinião, principalmente por gerar impactos diretamente na segurança das pessoas. Mesmo com a liberação das verbas, aprovada nesta segunda-feira, a Universidade ainda fica com um saldo devedor de 2014. Até que a situação se regularize a UFMG terá redução no quadro de terceirizados, o que terá impacto imediato na limpeza e manutenção dos campi em geral. As obras de construção e reforma também serão afetadas.

HC-UFMG

O Reitor disse que tem conversado frequentemente com a Direção do Hospital e está ciente  dos impactos que os cortes geraram na unidade. A coordenadora do SINIDIFES, Cida Gomes, relatou as dificuldades dos trabalhadores (médicos, enfermeiros e demais profissionais) em manterem o atendimento, pois nos últimos meses tem faltado materiais como medicamentos, insumos e EPI. O Reitor disse que na próxima reunião da ANDIFES, a diretora da EBSERH, Jeanne Liliane, estará presente para explicar a situação da empresa.

CONFASUBRA

Foi informado que a Categoria realizará o Congresso entre os dias 4 e 8 de maio e que os delegados precisarão ser liberados. O Reitor disse que entende e concorda com a liberação e não vê problemas para isto.

Excesso de processos administrativos

Foi relatada pela direção do Sindicato um excesso de processos administrativos abertos para resolverem conflitos, o que deveria ser feito por meio de conciliação entre as partes. Grande parte dos processos também são inconsistentes e não tem fundamentação. Isto tem gerado transtornos para os envolvidos, além de tempo e recursos da universidade.

30 Horas

O assunto será colocado na pauta na próxima reunião do Conselho Universitário. O informe completo será repassado somente na assembleia desta quinta, dia 18, às 9h30, no auditório da Reitoria da UFMG.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados