Assembleia delibera mobilização nesta quinta e sexta durante reunião do CONSU

04/03/2015

Em Assembleia nesta terça-feira, dia 3, os Técnico-Administrativos em Educação da UFJVM debateram sobre o regime de ponto eletrônico, os desdobramentos das eleições para reitor e deliberaram o delegado que irá para a Plenária da FASUBRA. Um dos principais encaminhamentos foi a mobilização da Categoria nesta quinta e sexta, durante toda a reunião do Conselho Universitário, que irá discutir as eleições e o ponto eletrônico. A mobilização terá como objetivo demonstrar a força da Categoria e dar suporte aos representes dos TAE´s no CONSU.

Categoria define união nas eleições para reitor

As eleições para Reitor estão marcadas para maio deste ano. Uma série de problemas foram encontrados tanto no regimento eleitoral, quanto na condução dos trabalhos. A comissão eleitoral tem questionado a Paridade apesar de não ter esta atribuição e/ou competência, uma vez que a decisão foi tomada pelo Conselho Universitário após consulta a Comunidade Acadêmica. O regimento eleitoral também não prevê segundo turno das eleições, o que pode gerar impasse, principalmente se confirmada a expectativa de inscrição de quatro chapas.

Com o CONSU discutindo o tema, foi deliberado que seja feita intervenções em prol da manutenção da Paridade, seja solicitado a inclusão do segundo turno e mudada a data das eleições, 6 de maio, por coincidir com a Semana do CONFASUBRA (Congresso dos TAE´s).

Regimento do Ponto Eletrônico é ruim

A avaliação da Categoria foi que o texto do Regimento do Ponto Eletrônico, apresentado pela comissão, é ruim e incapaz de enquadrar e regular as especificidades da universidade. Pelo texto, mais de 70% da Categoria ficaria impossibilitada de registrar sua jornada de trabalho real, pois não cumprem um horário padrão (de 8h às 17h, por exemplo). O regimento ainda cria uma dependência do trabalhador a sua chefia imediata, o que dificulta o dia-a-dia.

A deliberação é que os representantes dos TAE´s façam intervenções ponto a ponto no momento de discussão do documento no CONSU, tentando minimizar as falhas e adequar as necessidade.

Mobilização nesta quinta (5) e sexta (6)

Ao final da Assembleia foi deliberada que nesta quinta e sexta, durante a reunião do CONSU seja realizada uma mobilzação. A Categoria precisa mostrar sua força neste momento importante. Na quinta-feira, a reunião terá início as 17h e na sexta, a partir das 8h.