Curso na UFMG prepara profissionais e familiares para lidar com crianças com deficiência

23/02/2015

Preparar educadores para integrar crianças com deficiência intelectual no ambiente escolar, lidar com problemas de comportamento apresentados por esses jovens e auxiliar na adaptação de suas famílias são os objetivos do curso de extensão Neuropsicologia da Deficiência Intelectual e Manejo de Comportamento, oferecido na Fafich.

A atividade é destinada a professores, estudantes, profissionais e cuidadores das áreas da saúde e da educação, além de familiares das crianças e demais interessados no assunto. As inscrições estão abertas até 25 de março, no site da Fundep.

O curso será ofertado em dois módulos e terá duas turmas independentes. O primeiro módulo,Neuropsicologia das deficiências intelectuais, será ministrado pelo professor Vitor Geraldi Haase e por alunos de graduação e pós-graduação. O objetivo é sistematizar, de forma abrangente, conceitos e métodos referentes ao estudo da neuropsicologia da deficiência intelectual aplicada à educação. Serão abordados aspectos relacionados à aprendizagem e à inclusão de crianças e jovens com deficiência intelectual.

O segundo módulo é o treinamento Como lidar com problemas de comportamento em sala de aula?, que será ministrado pelas psicólogas e alunas de pós-graduação Maria Isabel dos Santos Pinheiro, Flávia Neves Almeida e Larissa de Souza Salvador. Destinada a professores, a atividade fornecerá requisitos básicos para avaliar e elaborar programas de intervenção relativos a problemas comportamentais em sala de aula.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundep.