Ato em Defesa do HC-UFMG denuncia corte de verbas e falta de medicamentos

06/02/2015

Os Trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG, Alunos e Mães de pacientes realizaram, na manhã desta sexta-feira, dia 6, uma Manifestação em Defesa do Hospital. Mais de 50 manifestantes fecharam a Avenida Alfredo Balena entre às 7h30 e às 9h30 com o objetivo de denunciar o corte das verbas que provocaram o fechamento de leitos, redução nos atendimentos e até a suspensão de transplantes.

Kátia Andrade, mãe deu um paciente de 5 anos que está internado a 11 meses no HC-UFMG, disse que tem faltado medicamentos básicos e até soro fisiológico. Os médicos também denunciaram a falta de medicamentos, a falta de profissionais para atender a demanda, principalmente no CTI.

A direção do HC-UFMG tem argumentado que os problemas foram pontuais e que não há crise financeira na unidade. Porém, a situação vem se agravando desde dezembro do ano passado, quando os médicos vinculados a HC-COOP ficaram sem receber seus salários.

Novamente, o SINDIFES publicou uma carta aberta lamentando a situação e cobrando que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, faça os repasses financeiros necessários para manter o atendimento com qualidade. O Hospital das Clínicas é a principal referência em atendimento de alta complexidade no estado e qualquer redução em sua capacidade traz enormes prejuízos para a população.

Confira abaixo a carta aberta.

SINDIFES lamenta, novamente, a situação financeira do HC-UFMG

O Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (SINDIFES), novamente, vem a público lamentar profundamente que o Hospital das Clínicas da UFMG, referência em atendimento de alta complexidade no estado, continue numa situação financeira complicada, sem recursos financeiros. É inadmissível que o governo federal faça cortes na saúde e educação e que deixe o Hospital mais importante do Estado de Minas Gerais em condições precárias, sem condições para comprar insumos básicos (desde material cirúrgico até itens de alimentação para os pacientes) e atender a população.

Este corte leva o Hospital das Clínicas a uma redução dos atendimentos e da qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Já estamos tendo a redução do numero de leitos do CTI, internações e consultas agendadas. Assim como o cancelamento de transplantes que, atualmente, apenas o HC realiza.

A solução deste problema é simples, precisamos de maiores investimentos em Saúde e Educação, em quantidade que possa suprir as demandas de recursos humanos e materiais. Não podemos aceitar o retrocesso, principalmente em áreas tão vitais para nosso país. O Governo Federal deve continuar a cumprir com sua obrigação e liberar os recursos financeiros retido da área da Educação, principalmente para os Hospitais Universitários.

Não ao corte das verbas para Educação!