SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Técnicos do CEFET-MG aprovam deflagração de Greve a partir desta quarta-feira

05/01/2015
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


O ano de 2015 começou bastante movimentado no CEFET-MG. Nessa segunda-feira (05.01), cerca de 130 trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da instituição participaram da Assembleia Sindical Geral da Categoria, na escadaria em frente ao Prédio Administrativo do Campus I, com transmissão via mídias sociais para as unidades do interior. Na Assembleia os TAE´s presentes e via online deliberaram pela deflagração de Greve Interna na Instituição a partir da próxima quarta-feira, 7 de janeiro, com paralisação geral das atividades, e manutenção apenas dos serviços que forem considerados essenciais.

A primeira Greve Interna da história do CEFET-MG surge pela reivindicação da manutenção da jornada de trabalho de 30 horas semanais. A jornada de seis horas de trabalho diária já é praticada na instituição há muito tempo (desde 2006), mas recentemente os TAE’s foram comunicados de forma arbitrária, impositiva e ameaçadora pela Direção do CEFET-MG de que a partir do dia 2 de janeiro todos deveriam retornar ao regime de 40 horas semanais.

Entretanto a jornada de 30 horas não é o único pleito dos TAE’s da instituição, que já possuem uma pauta de reivindicações antiga, que não avançou em quase nada nos últimos dois anos, como ressaltou a Coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina del Papa, durante a Assembleia. “A greve não está sendo aprovada unicamente por causa das 30 horas. Hoje as nossas condições de trabalho são péssimas e não conseguimos avançar na melhoria dessas condições, e não avançaram porque não houve negociação efetiva com a direção do CEFET.”, destacou Cristina. A pauta de reivindicações será atualizada pelos membros do Comando de Greve com novos pontos e será reapresentada ao Diretor do CEFET-MG.

Na Assembleia foi constituído ainda o Comando de Greve, responsável por propor atividades e  organizar a agenda da greve. O Comando de Grevefuncionará com reuniões abertas e atividades permanentes, pois a greve é de ocupação.

Orientações
O SINDIFES comunicará oficialmente a deflagração da greve a instituição, assim como aos diretores de unidades, orientando aos TAE’s que organizem seus setores e comuniquem as chefias imediatas sua adesão ao movimento paredista a partir da próxima quarta-feira.

Na próxima Assembleia serão dadas orientações relativas a assinatura nas folhas de ponto e os serviços que forem considerados essenciais.

Próxima Assembleia
A Próxima Assembleia acontecerá nesta quarta-feira (07.01), ás 09h30, no Auditório do Campus I. A participação de todos é fundamental para o fortalecimento do movimento!


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados