Espaço do Conhecimento UFMG abre nesta terça com programação especial ligada à astronomia

02/12/2014

Dois de dezembro é o Dia Nacional da Astronomia e aniversário de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil. Para destacar a importância das ciências e da astronomia, das quais o monarca foi patrono, o Museu das Minas e do Metal e o Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, compartilham, entre 2 e 14 de dezembro de 2014, a programação O céu do imperador, com atividades nos dois espaços. A entrada é franca.

Na terça, 2, às 19h30, o Museu das Minas e do Metal será palco da palestra Construtores de telescópios, em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig). Ainda no museu, no dia 4, às 19h30, como parte da série Toda Quinta e Muito Mais, Maria Elizabeth Zucolotto, mais conhecida como “a caçadora de meteoritos”, fará palestra.

No dia 11, às 19h30, o Espaço do Conhecimento UFMG vai promover a palestra Museus no Império, do professor René Lommez Gomes. O objetivo é suscitar reflexões sobre a importância dos museus para a produção e difusão do conhecimento, por meio de contextualização histórica do surgimento e desenvolvimento desses espaços. Diretor científico-cultural do Espaço do Conhecimento, Lommez é professor do curso de Museologia da UFMG.

Finalmente, no dia 13, às 11h, a cafeteria do Espaço vai abrigar mais uma edição do Café Controverso, com o temaCiência no Império. O professor Carlos Alberto Filgueiras, do Departamento de Química da UFMG, vai mostrar por que Dom Pedro II é reconhecido como o grande entusiasta e patrono das ciências e das artes durante o período imperial no Brasil. A importância da valorização do conhecimento naquele período pode ser notada até os dias atuais, sobretudo por meio de instituições que se mantêm relevantes ao longo de décadas.

Planetário
O Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG exibe filmes relacionados com a astronomia e destinados a crianças e adultos. Em ocasiões especiais, oferece também sessões com projeções astronômicas, guiadas por professores especializados. O espaço funciona de terça a domingo, das 13h às 17h (quinta, das 13h às 20h), com ingressos a R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Mais informações podem ser encontradas nos sites do Museu das Minas e do Metal e do Espaço do Conhecimento UFMG.

(Com assessoria de imprensa do Espaço do Conhecimento UFMG)