Em reunião, TAE´s do IFMG discutem criação de GT e mobilização permanente

28/11/2014

Nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, os Técnico-Administrativos em Educação do IFMG se reuniram, com a Direção do SINDIFES, no saguão da Reitoria do Instituto para debater os interesses da Categoria. A reunião foi uma iniciativa do Núcleo de Base do Campus de São João Evangelista que teve presença de TAE´s dos campi Bambuí, Betim, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Reitoria.

O fato negativo do encontro foi que os Trabalhadores não conseguiram um espaço físico para a promoção do encontro na reitoria. Durante a semana passada tentamos agendar o auditório ou alguma outra sala, porém os pedidos foram negados.

O SINDIFES esclarece que enviou ofício solicitando local para a reunião e tem consciência de que a negativa do empréstimo foi política, ou seja, uma atitude arbitrária que demonstra a incapacidade de gestão (por agir de forma antidemocrática e contra a Constituição, que dá plenos direitos a organização sindical no local de trabalho) e a falta de compreensão da importância dos TAE´s e do Movimento Sindical.

O encontro discutiu, principalmente, a situação do Ponto Eletrônico em cada um dos campi. Para os presentes, ficou claro que o Ponto Eletrônico não é uma ferramenta de Gestão. No mundo atual o mais importante é entregar o que foi acordado entre a equipe e o gestor. A existência de um planejamento bem estruturado é a melhor ferramenta para acompanhar o trabalho de todos..

Também foi abordado a eleição para o Conselho Superior do IFMG. Dois candidadtos estavam na reunião, Reinaldo Trindade Proença, Técnico em Assuntos Educacionais do campus Santa Luzia e Tiago Garcia da Cunha, Técnico de Laboratório do campus Bambui. Ver o link com a com a carta proposta dos candidatos ao Conselho Superior

Outro encaminhamento tirado em consenso foi a necessidade dos TAE´s ficarem mobilizados e organizados. Uma forma de organização é buscar a institucionalização de um Grupo de Trabalho dos Técnicos-Administrativos em Educação, ou GTTAE. Este GT já existe no IFMG, campus Governador Valadares e foi criado para debater questões pertinentes a instituição ea demanda dos Trabalhadores.

Para próximos encontros já foram definidas algumas pautas para discussão com a Categoria. Pode-se destacar o conhecimento da Carreira, Assédio Moral e o papel do Sindicato. No próximo dia 10/11 serpa realizado, no campus Santa Luzia, um Seminário sobre Carreira para que os TAE´s conheçam a historia Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.