CEFET realiza 6º Festival de Arte e Cultura

20/11/2014

De 24 a 28 de novembro, exposições, palestras, oficinas, workshops, apresentações teatrais e musicais, entre outras manifestações, vão invadir as Unidades do CEFET-MG em todo o estado durante o 6º Festival de Arte e Cultura. Em Contagem, a programação está diversificada, visando atender a todos da comunidade cefetiana (alunos, professores, servidores, terceirizados, público externo), e extensa, com atividades ao longo de todos os dias.

Já na segunda-feira (24), destaque para a orquestra “Violões sem fronteiras”, das 13h30 às 14h, no Teatro de Arena. A orquestra é fruto de um projeto da ONG “Projeto de Vida” criada em 2010. A ideia é dar formação musical por meio do aprendizado de violão, flauta doce e percussão a jovens de 10 a 17 anos, contribuindo para enriquecimento sociocultural e para a prevenção ao uso indevido de drogas. Segundo o músico André Carvalho, um dos idealizadores do projeto, “os jovens participantes do projeto têm a oportunidade de conhecer e executar obras de grandes compositores da música brasileira, como Pixinguinha, Joaquim Callado, Luiz Gonzaga, entre outros nomes da nossa cultura”.

Coral “Ars Nova”

Na quarta-feira (26), a partir das 19h, o Auditório do Câmpus I do CEFET-MG (av. Amazonas, 5.253, Nova Suíça, Belo Horizonte) recebe uma importante atração do Festival de Arte e Cultura da Unidade Contagem, o coral “Ars Nova”. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, o coral tem 55 anos de existência e é referência na área de canto coral no Brasil e no exterior, com prêmios nacionais e internacionais.

Segundo Sérgio Diniz, produtor cultural do “Ars Nova”, atualmente, “o coral tem uma proposta de trabalho, eclética e dinâmica, com o objetivo de democratizar a arte coral, priorizando a difusão do repertório de música antiga e contemporânea”.

Para a apresentação do Festival de Arte e Cultura da Unidade Contagem do CEFET-MG, o coral “Ars Nova” promete um repertório com obras renascentistas e contemporâneas de compositores da Alemanha, Estados Unidos, França, Brasil e Itália, visando uma grande diversidade de composições musicais. Confira o programa preparado pelo “Ars Nova” para Festival.

Veja a programação completa do Festival de Arte e Cultura da Unidade Contagem do CEFET-MG.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG