Semana da Consciência Negra discute resistência dentro e fora da universidade

17/11/2014

De 18 a 21 de novembro, será realizada, na arena da Fafich, a Semana da Consciência Negra UFMG. Com o tema De fora para dentro: resistências além da universidade, o evento pretende fomentar a discussão e problematizar o papel da negra e do negro na sociedade.

Segundo os organizadores, a proposta da Semana é combater o racismo por meio do enaltecimento da cultura negra. A programação está dividida em subtemas. No dia 18, os participantes falam sobre O negro e a negra na universidade. No dia 19, as atividades promovem reflexão sobre a Identidade negra. No dia 20, o subtema é A negra e o negro na sociedade. Por fim, no dia 21, a discussão será sobre a Representação negra e a universidade como espaço de resistência.

Entre as atividades previstas estão rodas de conversa sobre religião e música, oficinas de capoeira e dança afro, apresentações de maracatu, congado e a realização de baile funk. Durante o evento também será apresentado o Manifesto de Resistência do Povo Negro na Universidade.

A programação e outras informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.