DAC convoca comunidade da UFMG a apresentar propostas para compor o Plano UFMG de Cultura

13/11/2014

A Diretoria de Ação Cultural (DAC) publicou chamada interna para que sejam apresentadas propostas para a composição do Plano UFMG de Cultura, que será submetido ao edital Mais Cultura nas Universidades, parceria do Ministério da Cultura (Minc) com o Ministério da Educação (MEC).

O Mais Cultura nas Universidades vai selecionar planos de instituições federais de ensino superior para aporte de recursos que serão investidos em projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e a cultura brasileira, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. As instituições vão receber recursos entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

A chamada aberta pela DAC pede que sejam enviadas propostas de até R$ 200 mil: uma comissão vai reunir diferentes propostas em um total que alcance o teto previsto no edital do MEC e do MinC. A vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, ainda está convidando os membros da comunidade acadêmica que vão integrar a comissão.

“Esse edital nos possibilita pensar a cultura e as artes em sua grande diversidade de expressão, de manifestação, de linguagem, de interface com a ciência e com a tecnologia. Ele é muito abrangente”, afirma Leda Maria Martins, diretora de Ação Cultural. “O teto de R$ 200 mil nos possibilitará acolher mais propostas e realmente praticarmos essa ideia de uma UFMG plural, sem privilegiar grupos ou setores, e dando a todos que têm projetos na área a possibilidade de concorrer”, completa.

As inscrições para a chamada interna da DAC – que devem estar de acordo com os termos do edital Mais Cultura nas Universidades – devem ser feitas por meio de formulário disponível no site da UFMG, que deve ser preenchido e enviado pelo e-mail cultura@dac.ufmg.br, até o dia 12 de dezembro.

As propostas podem ser apresentadas por docentes e por servidores técnico-administrativos em educação. Além disso, discentes podem integrar as equipes, contanto que estejam sob orientação de um professor.

Assim que o Plano UFMG de Cultura for elaborado pela comissão, ele será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para análise e aprovação. Em seguida, será submetido ao Mais Cultura nas Universidades. A divulgação do resultado das propostas da chamada interna será realizada até 15 de janeiro no site.

Sinergia pela cultura na UFMG
Leda Maria Martins afirma que o edital lançado pelos ministérios vem potencializar as ações do Fórum UFMG de Cultura, lançado em outubro com o objetivo de envolver as comunidades interna e externa no debate sobre o que se espera da Universidade quanto a políticas institucionais na área cultural.

“Este é o momento de trazer toda a comunidade universitária não só para concorrer ao edital, mas também para colaborar nas discussões que o fórum visa implementar”, reafirma.

Qualquer pessoa pode enviar sugestões de temas, ações e colaborações para o e-mail forumdecultura@dac.ufmg.br, até o dia 10 de janeiro de 2015. Estão previstas reuniões plenárias para discussão das principais sugestões da comunidade acadêmica e de interlocutores externos.