Hospital das Clínicas promove caminhada com pacientes transplantados e em fila de espera

26/09/2014

Neste sábado, 27, data que marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG realiza a 5ª edição do projeto Caminhantes – caminhada pelos transplantes, no Parque Municipal de Belo Horizonte. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O evento reúne pacientes transplantados, pacientes em fila de espera, seus familiares. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e medula óssea.

Equipes de transplantes do HC e demais profissionais da área assistencial (médicos, nutricionistas, profissionais da enfermagem, terapeutas ocupacionais e psicólogos) e administrativa vão promover ações de saúde como medição de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC) e glicemia. Eles também fornecerão dicas para uma alimentação saudável. Haverá ainda atividades de alongamento e orientações sobre cuidados com a pele.

O médico Agnaldo Soares Lima, coordenador do Grupo de Transplante de Fígado no HC, ressalta que a Caminhantes tem grande importância na disseminação de informações sobre transplantes. ”Para que a sociedade participe da causa, é necessário que o assunto extrapole os limites físicos do hospital, dando visibilidade às pessoas beneficiadas pelos transplantes. Isso estimula reflexões sobre o tema”, diz.

As atividades serão realizadas das 8h às 11h. Estão confirmadas também as apresentações culturais de percussão do grupo Árvore da Vida, de dança dos alunos do Colégio Logosófico e de taekwondo dance, do Núcleo de Assistência Social Cultural e Esporte Recreativo (Nascer).

O HC é considerado o maior centro transplantador do estado. Confira alguns números:

1º semestre de 2014
Coração: 20