CUT Nacional fará reunião de sua Executiva da em Minas Gerais

19/09/2014

O TRE proibiu o Sind-UTE de fazer qualquer crítica a rede pública de ensino estadual mineiro. Isso é censura!

A Central Única dos Trabalhadores transferiu para Minas Gerais a reunião de sua Executiva Nacional para discutir a campanha de solidariedade e apoio ao Sind-UTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), que está sendo vítima de inúmeros ataques da Coligação TODOS POR MINAS, encabeçada pelo PSDB. Eles entraram com dez ações no TRE questionando a campanha que o sindicato está fazendo sobre a real situação da educação em Minas Gerais. Alegam que as denúncias são campanha eleitoral quando, de fato, o Sindute está apenas informando a população sobre os problemas que a educação vem enfrentando há vários anos. Essas denúncias estão sendo feitas há pelos menos doze anos.

A campanha de esclarecimento à população que o Sind-UTE está fazendo enfatiza que o governo mineiro não paga o piso salarial, não investe o mínimo estabelecido na Constituição para a Educação, não oferece condições adequadas de trabalho – tem escolas que funcionam até em espaços onde antes funcionava um motel -, que o governo enganou os professores com a proposta de efetivação de pessoal sem concursos (Lei 100, sancionada em 2007 pelo ex-governador Aécio Neves) e agora, mais de 90 mil professoras e professores estão ameaçados de demissão porque o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a efetivação.

O TRE proibiu o Sind-UTE de fazer qualquer crítica à rede pública de ensino estadual mineiro. Isso é censura! A punição que o Tribunal quer aplicar ao Sindicato é multa de R$ 100 mil por publicação, onde for, outdoor, jornais, revista, rádio, onde quer seja.

AGENDA DOS SINDICALISTAS EM MG

A agenda dos dirigentes começa às 14h00, com uma coletiva na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Participam da coletiva o presidente da CUT, Vagner Freitas, a presidenta da CUT-MG, Beatriz da Silva Cerqueira, o secretário Geral da CUT-MG, Jairo Nogueira Filho, dirigentes nacionais da Central de vários Estados, além de deputados do PT, entre eles, Rogério Correa, educador e deputado estadual pelo PT.

Após a coletiva, os dirigentes vão à sede do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, que fica na Rua Tamois, 611, centro de Belo Horizonte, para discutir a campanha de apoio e solidariedade ao Sindute.

Às 18h00, no mesmo local, os sindicalistas do Brasil e de MG e movimentos sociais que vão debater como ampliar a campanha de apoio e solidariedade ao Sind-UTE no Estado e no Bra\sil inteiro.

14h00 – SALA DE IMPRENSA
Assembléia Legislativa de MG