O psicólogo como peça-chave no processo de doação de órgãos

17/09/2014

O campo de atuação para os psicólogos tem crescido muito nos últimos tempos. Os consultórios estão cada vez mais cheios, pois as pressões do cotidiano, as angústias e a falta de tempo tem adoecido grande parte da população. É inquestionável que estes profissionais devem atuar buscando sempre a melhoria da qualidade de vida da população em qualquer cenário em que estejam inseridos.

Sob esta perspectiva é o que MG Transplantes priorizou e mantem há mais de 10 anos um grupo de psicólogos disponíveis 24 horas para entrevistar as famílias para doação de órgãos e tecidos. A decisão pela doação de órgãos passou a ser dos familiares e não mais do doador, conforme LEI Nº 10.211, DE 23 DE MARÇO DE 2001. Sendo assim, no momento do óbito a família será entrevistada para doação e sua decisão é condição sine qua non para que o processo ocorra. A realidade do transplante de órgãos no país exige profissionais cada vez mais preparados para lidar com situações-limite, pois nestes momentos de extrema dor surge a oportunidade de trazer de volta a esperança aos que aguardam em lista de espera.

A morte de um ente querido, seja em um momento súbito ou já esperado, desperta diferentes sentimentos, que vão do desespero à culpa. É preciso entender o que se passa, respeitar o momento de dor, e principalmente a decisão da família. A atuação do psicólogo neste contexto vai muito além de conversar com o responsável por aquele paciente no momento do falecimento, aguardando seu consentimento ou recusa. Fazer parte deste time que salva vidas diariamente é uma missão nobre e difícil, pois nas mãos destes profissionais estão as funções de esclarecer as dúvidas, acolher e principalmente deixar a família livre para decidir sem pressão, sem constrangimentos e sem culpa.

Se você acredita e quer fazer parte deste time, avise aos seus familiares que é doador de órgãos. São eles que transformarão seu sonho de ajudar em realidade.

Debora Iraci Melane das Neves - Psicologa do MGTransplantes