Reunião com Reitor da UFMG trata de ponto eletrônico, horas extras e FG´s

11/09/2014

A Diretoria do SINDIFES se reuniu no dia 3 de setembro, com o Reitor da UFMG, Professor Jaime Arturo Ramirez. A reunião da continuidade ao cronograma de reuniões mensais entre os representantes da categoria e o Reitorado, que se iniciou no mês de agosto.

Criação de Grupos de Trabalho

A proposta da continuidade dos Grupos de Trabalho, com a participação da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e representantes dos Técnico-Administrativos, para discutir e construir, conjuntamente, propostas de resolução dos problemas enfrentados pelos TAE´s. Os GT’s trabalhariam questões como: uma nova regulamentação para o estágio probatório (já discutida pelos GT em 2012/2013); criação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público - CISSP que tratará temas referentes a Saúde do Trabalhador; Programas de Capacitação e Qualificação, entre muitos outros. O SINDIFES reafirmou a importância das discussões que ocorreram nos GT´s em 2012 e 2013.

O Reitor disse que vê de continuidade dos GT´s com bons olhos, e se comprometeu a conversar com a PRORH para encaminhar a proposta. O SINDIFES ficou responsável por encaminhar uma pauta com os assuntos que a Categoria gostaria de discutir.

Ponto Eletrônico

Os TAE´s solicitaram informações sobre os trabalhos da Comissão de Diretores das Unidades Acadêmicas, montada pelo Reitor, para discutir a proposta de flexibilização da jornada de trabalho. A proposta foi construída em conjunto com a Pró-reitoria de Recursos Humanos da UFMG - gestão do Prof. Roberto Nascimento e Profa. Maria José Cabral Grillo.

Os representantes do Sindicato solicitaram o acesso ao documento - proposta de flexibilização - que foi enviada a Comissão dos Diretores. O Reitor disse que isto seria providenciado.

Horas extras ou devidas

Anteriormente a PRORH havia dado até outubro deste ano para pagar as horas devidas ou tirar folga referente as horas extras. O prazo será revisto e o Reitor garantiu que somente ele tem autonomia para cortar o ponto dos servidores.

Segundo o Reitor, como houve problemas e atrasos (conforme informado pelo SINDIFES) não tem como obrigar a regularização dentro deste prazo. Não existe orientação para corte de ponto.

TAE´s estudantes

O Reitor afirmou que a UFMG tem que ter uma Resolução que normatize para que os TAE´s tenham o mesmo tratamento que os Docentes têm com relação liberação parcial ou total para estudantes.

Insalubridade

Em relação aos problemas de insalubridade, principalmente os cortes, o Reitor disse que irá se reunir com o setor e verificar o que tem acontecido e como tem sido as avaliações. Posteriormente o tema será tratado em nova reunião.

Jornada de trabalho diferenciada

Também foi abordada a jornada de trabalho diferenciada das Assistentes Sociais. A universidade não tem cumprido a legislação. O reitor afirmou que não tinha conhecimento do problema e irá estudar a melhor forma de cumprimento da legislação.

Funções gratificadas

Por fim o último assunto tratado foram as Funções Gratificadas, que o Sindicato cobrou a regulamentação dessas com a criação de critérios claros para suas distribuições. O Reitor afirmou que já está trabalhando para a criação desses critérios de acordo com cada setor, e destacou que pretende começar a redistribuição das FG’s ainda esse ano.

Na próxima assembleia serão dados os informes completos da reunião e tirada as dúvidas dos filiados. A próxima reunião entre o Sindicato e o Reitorado está marcada para o dia 8 de Outubro, ás 10h.

A próxima Assembleia será realizada no dia 25 de setembro, às 9h30, no Auditória da Reitoria da UFMG.