SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Reunião com Reitor da UFMG trata de ponto eletrônico, horas extras e FG´s

11/09/2014
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF




A Diretoria do SINDIFES se reuniu no dia 3 de setembro, com o Reitor da UFMG, Professor Jaime Arturo Ramirez. A reunião da continuidade ao cronograma de reuniões mensais entre os representantes da categoria e o Reitorado, que se iniciou no mês de agosto.

Criação de Grupos de Trabalho

A proposta da continuidade dos Grupos de Trabalho, com a participação da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e representantes dos Técnico-Administrativos, para discutir e construir, conjuntamente, propostas de resolução dos problemas enfrentados pelos TAE´s. Os GT’s trabalhariam questões como: uma nova regulamentação para o estágio probatório (já discutida pelos GT em 2012/2013); criação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público - CISSP que tratará temas referentes a Saúde do Trabalhador; Programas de Capacitação e Qualificação, entre muitos outros. O SINDIFES reafirmou a importância das discussões que ocorreram nos GT´s em 2012 e 2013.

O Reitor disse que vê de continuidade dos GT´s com bons olhos, e se comprometeu a conversar com a PRORH para encaminhar a proposta. O SINDIFES ficou responsável por encaminhar uma pauta com os assuntos que a Categoria gostaria de discutir.

Ponto Eletrônico

Os TAE´s solicitaram informações sobre os trabalhos da Comissão de Diretores das Unidades Acadêmicas, montada pelo Reitor, para discutir a proposta de flexibilização da jornada de trabalho. A proposta foi construída em conjunto com a Pró-reitoria de Recursos Humanos da UFMG - gestão do Prof. Roberto Nascimento e Profa. Maria José Cabral Grillo.

Os representantes do Sindicato solicitaram o acesso ao documento - proposta de flexibilização - que foi enviada a Comissão dos Diretores. O Reitor disse que isto seria providenciado.

Horas extras ou devidas

Anteriormente a PRORH havia dado até outubro deste ano para pagar as horas devidas ou tirar folga referente as horas extras. O prazo será revisto e o Reitor garantiu que somente ele tem autonomia para cortar o ponto dos servidores.

Segundo o Reitor, como houve problemas e atrasos (conforme informado pelo SINDIFES) não tem como obrigar a regularização dentro deste prazo. Não existe orientação para corte de ponto.

TAE´s estudantes

O Reitor afirmou que a UFMG tem que ter uma Resolução que normatize para que os TAE´s tenham o mesmo tratamento que os Docentes têm com relação liberação parcial ou total para estudantes.

Insalubridade

Em relação aos problemas de insalubridade, principalmente os cortes, o Reitor disse que irá se reunir com o setor e verificar o que tem acontecido e como tem sido as avaliações. Posteriormente o tema será tratado em nova reunião.

Jornada de trabalho diferenciada

Também foi abordada a jornada de trabalho diferenciada das Assistentes Sociais. A universidade não tem cumprido a legislação. O reitor afirmou que não tinha conhecimento do problema e irá estudar a melhor forma de cumprimento da legislação.

Funções gratificadas

Por fim o último assunto tratado foram as Funções Gratificadas, que o Sindicato cobrou a regulamentação dessas com a criação de critérios claros para suas distribuições. O Reitor afirmou que já está trabalhando para a criação desses critérios de acordo com cada setor, e destacou que pretende começar a redistribuição das FG’s ainda esse ano.

Na próxima assembleia serão dados os informes completos da reunião e tirada as dúvidas dos filiados. A próxima reunião entre o Sindicato e o Reitorado está marcada para o dia 8 de Outubro, ás 10h.

A próxima Assembleia será realizada no dia 25 de setembro, às 9h30, no Auditória da Reitoria da UFMG.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados