Plebiscito chega a mais de 30 mil urnas em todo o país com muitos apoios

04/09/2014

O Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político ganha cada vez mais as ruas e redes do Brasil. Já conta com mais de 30 mil urnas distribuídas por todos os estados brasileiros, inclusive nas capitais (clique aqui para acessar os locais centrais).

A campanha organizada por mais de 450 organizações dos movimentos sociais e sindical segue até o dia 7 de setembro, e tem como objetivo criar uma força social capaz de pressionar o Congresso Nacional pela convocação de um plebiscito oficial para discutir questões como o financiamento privado de campanhas, a representatividade no Parlamento e os mecanismos de democracia direta.

Nessa mobilização, mais de 100 mil pessoas trabalham voluntariamente pela coleta de votos, que acontece também pela internet. Desde o primeiro dia de votação, que se iniciou na última segunda-feira (1), o site do plebiscito já teve mais de 3 milhões de acessos.

A expectativa é que candidatos às eleições deste ano também aproveitem o período eleitoral para marcar posição a favor da mudança nas regras do sistema político. Nesta quarta-feira (3), o ex-presidente Lula votou pelo sim em campanha na Bahia. Nos próximos dias, a presidenta e candidata Dilma Rousseff (PT), além de Eduardo Jorge (PV) devem registrar o “sim” a favor do plebiscito. A candidata Luciana Genro (PSOL) também já registrou sua manifestação favorável à consulta popular.