Congresso na Fac. de Direito discute diversidade sexual e de gênero

02/09/2014

Juristas, estudantes e integrantes do Movimento LGBT reúnem-se a partir de hoje (terça, 2) na Faculdade de Direito da UFMG para o I Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. O objetivo é levar para o ambiente acadêmico do Direito o debate sobre a negação de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O evento se estende até a próxima sexta-feira, dia 5.

“O congresso surgiu para denunciar a realidade de exclusão, homofobia e transfobia vivenciada hoje dentro das universidades de todo o país, seja pela falta (e necessidade) do diálogo, seja pela insistência em se manter padrões constituídos e aceitos socialmente. A ideia é promover o diálogo entre universidade, comunidade LGBT, movimentos sociais e sociedade civil”, explica a estudante de Direito Olívia Paixão, integrante do coletivo Gisbertas e uma das organizadoras do congresso.

O I Congresso de Diversidade Sexual contará com a participação da vice-procuradora geral da República, Ela Wiecko de Castilho, e do juiz federal Roger Raupp Rios – que ministrará a conferência de abertura com o temaDireitos e visibilidades para além do gênero, nesta terça, às 19h. O evento traz também a Belo Horizonte o escritor João W. Nery, primeiro homem transexual do Brasil, Indianara Siqueira, ativista do movimento trans e atual organizadora da Marcha das Vadias no Rio de Janeiro, e Carlos Magno, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Peças de teatro, lançamentos de livros, apresentações musicais, oficinas, exibição de vídeos e exposições fotográficas compõem a programação cultural do I Congresso. Uma das intervenções artísticas é a peçaMorra! Mas antes aproveite nossas liquidações, do grupo de pesquisa Transeuntes: Estudos sobre Performance. A cantora drag Dolly Piercing, de estilo rock‘n’roll, fará apresentação amanhã (quarta, 3), às 9h. Haverá exposições dos fotógrafos Lucas Ávila e Roberto Reis, que retratam o dia a dia de travestis e de transexuais, e a exibição do vídeo Trans homem trans, de Tatiana Carvalho Costa, entre outras atrações.

O congresso é organizado pelo Coletivo Gisbertas, formado por estudantes da Faculdade de Direito e de outras unidades da UFMG. A Faculdade de Direito está localizada na Avenida João Pinheiro, 100, Centro. A programação está detalhada no bloghttp://congressodsg.wordpress.com/.