Grupo de Percussão da UFMG abre festival internacional com apresentação no gramado da Reit

27/08/2014

O projeto VivaMúsica promove na noite de hoje (quarta, 27) concerto do Grupo de Percussão da UFMG, com início às 19h, no gramado da Reitoria. O espetáculo, gratuito, abre a programação do 2º Festival Internacional de Música – Percussão Contemporânea, que reunirá instrumentistas brasileiros e do exterior. O grupo será acompanhado pelo baterista Marcio Bahia.

Formado por alunos do Bacharelado em Percussão, sob a coordenação do professor Fernando Rocha, o Grupo de Percussão da UFMG traz no repertório obras da música contemporânea e canções e ritmos tipicamente brasileiros. A banda vai além do instrumental convencional de percussão e explora outras fontes sonoras, como tambores de freio de carro e o próprio corpo dos músicos.

O show desta quarta será aberto com IMH (In memoriam Harvey), perfomance para percussão e eletrônica de João Pedro Oliveira. “São seis percussionistas e seis caixas acústicas que se dispõem em volta do público. Os sons projetam-se entre os diversos instrumentos e têm sua trajetória acelerada pela eletrônica”, explica Fernando Rocha.

Em seguida, a banda interpreta The invisible men, escrita por Nigel Westlake para o filme mudo homônimo, de 1907. Para encerrar, serão apresentados arranjos de peças de Hermeto Pascoal – esta parte terá a participação de Marcio Bahia, que toca com o músico alagoano desde 1981.

O Festival de Música – Percussão Contemporânea segue até 30 de agosto, com concertos, workshops e palestras, que ocorrerão em vários espaços da UFMG (campus Pampulha, Centro Cultural e Conservatório), na Fundação de Educação Artística e no Espaço 104.

A programação completa e outras informações sobre o Festival estão disponíveis no site do evento