PM reprime manifestação de Greve dos TAEs da USP

20/08/2014

Bombas de gás, balas de borracha e muita inabilidade da Política Militar do Estado de São Paulo para negociar com manifestantes. Foi o que se viu hoje (20) pela manhã na entrada principal da Universidade São Paulo (USP), onde trabalhadores em greve há quase 90 dias realizaram o bloqueio do acesso à universidade como forma de protesto contra a reitoria da universidade que se nega a atender a pauta de reivindicações da categoria.

Hoje, segundo relato da representação da FASUBRA Sindical que acompanha as atividades da greve das universidades de São Paulo (USP, UNESP e UNICAMP), aproximadamente 600 ativistas bloquearam a entrada da USP. Em represália, a tropa de choque, após enfrentamento com os manifestantes recuperou o controle das entradas da universidade. O resultado foi de oito pessoas feridas por balas de borracha, e mais de 300 abrigadas no Sindicato dos Trabalhadores da USP para fugir dos disparos.

A ação truculenta não intimidou os trabalhadores da Universidade que realizaram uma assembléia em frente à reitoria e decidiram por manter o movimento paredista. Amanhã, 21, às 10 horas o Fórum das Seis (entidade que reúne representações de trabalhadores das seis universidades de São Paulo), volta a se reunir na ADUNESP para avaliar a situação.

De acordo com a representação da Fasubra, a greve ultrapassou as questões de ordem financeira, já que além do corte de ponto, da judicialização da greve e do reajuste zero, a intenção da reitoria é implementar um Plano de Demissão Voluntária para diminuir em 2500, o quantitativo de trabalhadores, reduzir a jornada de trabalho e também os salários, privatizar o Hospital Universitário ( para que o Governo do Estado de São Paulo possa transformá-lo em OS), e devolver os prédios da USP.

A manifestação desta manhã objetivou protestar contra o corte no pagamento dos funcionários que já estão há mais de um mês sem salário. Segundo o SINTUSP, cerca de 80% trabalhadores da USP em todo o Estado estão parados. Eles reivindicam reajuste salarial, o fim da suspensão de 35% no corte na verba destinada ao ensino e à pesquisa e a contratação de professores e funcionários. Além disso, os trabalhadores são contra a transferência dos Hospitais Universitários da instituição para a Secretaria Estadual de Saúde, por entenderem que é uma forma de sucatear a universidade para, posteriormente, forçar a privatização do Hospital.

A Plenária Nacional Estatutária da FASUBRA Sindical realizada no último final de semana aprovou total apoio aos trabalhadores das universidades paulistas, inclusive participando da campanha de solidariedade que visa ajudar financeiramente os trabalhadores que tiveram o corte dos salários.