SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Câmpus Bambuí promove campanha “Desperdício Zero” em seu Restaurante

20/08/2014
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


O Câmpus Bambuí, através de sua Coordenadoria-Geral de Assistência Estudantil, promoveu entre os dias 11 e 15 de agosto a campanha “Desperdício Zero” em seu Restaurante. O objetivo central das ações foi educar os usuários, principalmente os alunos, sobre a importância de se evitar o desperdício dos alimentos, já que este é um dos benefícios que promove a permanência dos discentes na instituição.
 
Durante toda a semana, diversos temas foram trabalhados junto à comunidade pela nutricionista Márcia Bittencourt e pela servidora Andreia Lima. No primeiro dia, foram pesados os restos de alimentos deixados no prato durante a distribuição do almoço e do jantar, reforçando a ação positiva “Desperdício Zero”. 
 
No segundo dia, foi entregue na fila de entrada do Restaurante a seguinte pergunta “Qual o tamanho da sua fome hoje?” e, correlacionada a esta questão, na saída o usuário recebeu uma frase para reflexão: “Fome, obesidade e desperdício. Não alimente esse problema.” Neste dia o objetivo foi educar os alunos com relação à quantidade de alimento servido e sua relação com esses três problemas sociais.
 
A quarta-feira foi utilizada para trabalhar não somente a questão da quantidade de alimentos servidos, mas também sua qualidade. Neste dia, foi sugerido como uma forma de se evitar o desperdício de alimentos, que o usuário colocasse porções pequenas de alimentos no prato e, se gostasse, poderia repetir. Nas mesas do Restaurante coube o esclarecimento sobre quais preparações podem ser servidas à vontade diariamente. Ainda dentre as ações do dia, foi exposto um prato modelo, como referência para os usuários.
 
Os dados reais de desperdício do Restaurante do IFMG – Câmpus Bambuí foram apresentados no quinto dia da campanha, destacando os elevados valores de alimentos jogados no lixo nos últimos 3 meses. Foi inaugurada uma placa que será preenchida diariamente, onde passou a constar a quantidade, em quilos, de alimentos desperdiçados no almoço do dia anterior e quantas pessoas poderiam ser alimentadas com esta quantidade.
 
No encerramento da campanha, perguntou-se aos alunos: “Você tem o que comer hoje?”, em seguida apresentou-se as reflexões: “Devido ao desperdício, milhões de pessoas não!”, “Estudante: valorize o seu alimento, este benefício pode algum dia faltar.”
 
A campanha “Desperdício Zero” foi idealizada e coordenada pela nutricionista da instituição, Márcia Bittencourt, e contou com a colaboração de servidores do câmpus, que se mobilizaram durante toda a semana para o sucesso dos trabalhos. “Somos uma instituição de ensino, campanhas como esta são necessárias e fazem parte do processo educacional do estudante”, afirma a servidora.
 
Como resultado imediato da campanha, o desperdício de alimentos no Restaurante sofreu uma redução de 70% ao longo da semana. Com o intuito de manter este valor reduzido, ações esporádicas estão previstas para os meses seguintes.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados