Plenária da Fasubra aprova Dia de Luta e define Confasubra

18/08/2014

A maioria dos 162 delegados presentes à Plenária Nacional Estatutária da FASUBRA Sindical decidiram prorrogar o mandato da atual diretoria até abril de 2015 no final do próximo Congresso da FASUBRA Sindical, a instância máxima de deliberação da categoria. A decisão ocorreu após longo debate que levou em consideração aspectos legais, prazos e temário do CONFASUBRA.

Durante os três dias de diálogo de Plenária, os delegados se apropriaram dos informes de direção e base, avaliaram a conjuntura, mais especificamente realizando o balanço da greve deste ano e as negociações ocorridas entre FASUBRA e representantes do Governo Federal no período pós-greve para tratar das pendências da pauta de reivindicações da categoria.

Considerando a necessidade de efetivar as negociações, os delegados aprovaram um dia nacional de luta com paralisação nas Universidades no próximo dia 27 de agosto, mostrando que os trabalhadores seguem com disposição de luta e que queremos resultados concretos. Quanto à greve das estaduais paulistas, em um duro enfrentamento, a plenária aprovou uma campanha de apoio, e a preparação de um ato unificado.

Filiação

Foi referendada pela Plenária a filiação do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Mato Grosso à FASUBRA Sindical.

Coletivo de Mulheres

No sábado, a Plenária contou uma reunião das delegadas, onde foi informada a situação da mulher trabalhadora nas universidades e buscados caminhos para enfrenar os problemas que ora as afligem. A reunião foi um espaço dedicado a denúncias de opressão, assédio e machismo, mas também de surgimento de propostas. Entre as sugestões apresentadas estão de redação de uma moção de repúdio, de realização de um encontro de mulheres, elaboração de pesquisas sobre o perfil da técnico-administrativa das IFES e levantamento da ocupação de espaços de poder pelas mulheres.

Consignatárias

A Plenária também contou com uma atividade de esclarecimento sobre o cadastramento das entidades sindicais (consignatárias). As explicações foram feitas pelas técnicas Meire Lucas e Mônica Bispo, respectivamente Coordenadora Geral de Cadastro e Secretária-Adjunta de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Elas informaram que todo o procedimento para recadastramento das consignatárias está disponível no endereço www.siapenet.gov.br/consignataria.asp. Esse endereço disponibiliza às entidades sindicais vídeos explicativos sobre o recadastramento; a lei que traz a sistemática de recadastramento; possibilita o acesso aos sistema de recadastramento; lista os documentos necessários; orienta sobre o pagamento das taxas, e ainda proporciona a consulta do número do processo. Ao final dos esclarecimentos, os delegados presentes à Plenária tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar as dificuldades encontradas para efetuar o recadastramento.

Homenagens

A perda de companheiros do movimento e que muito contribuíram para o crescimento e fortalecimento da luta dos técnico-administrativos em educação, emocionou muitos dos delegados presentes na Plenária, cuja mesa de coordenação decidiu por fazer um minuto de silêncio para homenagear esses trabalhadores. São eles: José Daniel do Nascimento, militante SINTEST RN, lotado no colégio agrícola de Jundiaí; Joel Orestes, militante do Sindisprev-RS e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e Jundiara Paes Paim, falecida em maio passado.

Deliberações

Todas as deliberações da Plenária da FASUBRA Sindical serão detalhadas em Informe de Direção a ser publicado no site da Federação.