SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Nova diretora da Escola de Música toma posse

05/08/2014
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


Em cerimônia realizada no auditório da Escola de Música na noite desta terça-feira, tomaram posse como diretora e vice-diretora, respectivamente, as professoras Mônica Pedrosa de Pádua, do Departamento de Instrumentos e Canto, e Cecília Nazaré de Lima, do Departamento de Teoria Geral da Música.

Após agradecer o apoio da comunidade durante o processo que culminou com sua escolha, Mônica Pedrosa destacou a dualidade entre sonho e realidade que passará a vivenciar como diretora da Escola de Música. "Equilibrar a emoção do artista com a razão do administrador é desafio inerente à gestão de uma instituição ligada à arte", comentou.

Entre os principais compromissos para o mandato que se inicia, a diretora elencou a revisão dos critérios para promoção dos docentes e o estímulo a ações de inclusão social, com o estreitamento das relações entre Escola e cidade. A valorização do professor artista e a criação de um conselho consultivo para discutir questões relacionadas às finanças e ao patrimônio da unidade também estão entre as prioridades.

Homenageando os gestores que deixaram o cargo, Maurício Freire e Mauro Rodrigues, o professor Fernando Rocha os qualificou como "profissionais altamente comprometidos, além de excelentes músicos. Para Rocha, "a gestão anterior não mediu esforços na busca e otimização de recursos para a melhoria da escola".

Em seu discurso, o reitor Jaime Arturo Ramírez se prontificou a apoiar a Escola de Música quanto às suas demandas de infraestrutura física, como o término da construção do anexo à unidade. Outras aspectos que contarão com a mediação da Administração Central da UFMG se referem à ampliação dos trabalhos de extensão e a contratação de docentes.

Trajetórias
Mônica Pedrosa é graduada em Canto pela UFMG, mestre na mesma área pela Manhattan School Of Music (EUA) e doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. Desenvolve pesquisas em canção de câmara brasileira. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em canto lírico, atuando principalmente nos seguintes temas: canto lírico, música de câmara, canção brasileira, literatura comparada e performance.

Cecília Nazaré de Lima é graduada em Piano e Composição e mestre em Artes Musicais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concluiu o doutorado em Criação e Crítica da Imagem em Movimento pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados