ANDIFES elege novos dirigentes

03/08/2014

O novo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) é o Prof. Targino Araújo Filho, Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), eleito na manhã da última sexta-feira (1º) com 50 votos – dos 51 eleitores presentes, houve um voto em branco. Ele sucede o Prof. Jesualdo Farias, Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que cumpriu mandato de um ano.

A eleição dos novos dirigentes da Andifes aconteceu durante a CXXXIII reunião ordinária do Conselho Pleno da entidade, que aconteceu em Fortaleza, no auditório da Casa de José de Alencar, da UFC, cujo tema central foi o Plano Nacional de Educação (PNE).

Completam a nova diretoria da Andifes, a Profª Márcia Perales Mendes Silva, Reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), como 1ª vice-presidente; o Prof. Orlando do Amaral, Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), como suplente do 1º vice-presidente; o Prof. Natalino Salgado Filho, Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como 2º vice-presidente; e o Prof. Zaki Akel Sobrinho, Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como suplente do 2º vice-presidente.

O Reitor Jesualdo Farias, ao se despedir da presidência da Andifes, fez uma prestação de contas do mandato destacando as principais atividades, entre elas as que mantiveram interlocução com o Governo Federal, Congresso Nacional, sociedade civil e entidades sindicais. Destacou a audiência com a Presidenta Dilma Rousseff em que foi entregue proposta de desenvolvimento das universidades federais para os próximos 10 anos.

A elaboração da Lei Orgânica das Universidades Federais foi outro projeto fundamental concluído durante a gestão do Prof. Jesualdo Farias na Andifes. Agora, será levado à apreciação pública visando assegurar a autonomia universitária, tema que a Andifes vem trabalhando há vários anos.

O Prof. Jesualdo Farias reconheceu que no processo da construção do texto da Lei Orgânica foram importantes todas as reuniões com autoridades do Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Advocacia Geral da União, Ministério da Educação e entidades de classes (servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes).

Além de prestar contas, Jesualdo Farias agradeceu a todos que colaboraram com sua gestão, como os funcionários da Andifes e a equipe da UFC, enfatizando o trabalho do Vice-Reitor da Instituição, Prof. Henry Campos, que lhe dava o suporte necessário para poder cumprir a agenda que a Associação exigia.

Fonte: Iara Ferreira Menezes de Miranda, assessora de imprensa da Andifes