Programa do CEFET-MG oferece cursos para trabalhadores da construção civil

29/07/2014

Já estão em andamento as novas turmas dos cursos de Gestão de Obras e Instalações Elétricas Prediais oferecidos pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) do CEFET-MG. Cada curso disponibilizou 40 vagas com o objetivo de qualificar profissionais que já atuam na construção civil.

Desde 19 de julho, aos sábados, os selecionados participam de aulas relativas ao curso escolhido e também de disciplinas como informática, matemática e linguagem para fins profissionais. O processo seletivo contou com prova de nível fundamental e questões relativas ao trabalho no canteiro de obras.

Segundo o coordenador do PROGEST, o professor Antônio de Pádua Nunes Tomasi, o crescente interesse das mulheres pelos cursos de capacitação gerou a necessidade de adequação dos processos seletivos. “Geralmente, as mulheres inscritas têm escolaridade superior à dos homens, porém menos conhecimento em canteiro de obras”. Nesse contexto, o programa vem buscando alternativas para inseri-las no novo cenário profissional. Uma das ações será a reforma do piso da Creche Comunitária Vila Cemig, em Belo Horizonte. Parte da creche foi reformada por alunos do CEFET-MG e por estudantes e professores franceses que estiveram em Belo Horizonte no mês de julho, por meio de outra ação do programa.

Construção civil

Os trabalhadores menos qualificados são os que mais sofrem com as mudanças pelas quais vêm sofrendo o mercado de trabalho e as relações trabalhistas. A partir dessa perspectiva, o PROGEST desenvolveu a capacitação na área de construção civil, tradicional porta de entrada ao mercado de trabalho dos profissionais de baixa escolaridade.

As aulas são ministradas por alunos e professores de engenharia do CEFET-MG, chamados, na capacitação, de formadores. O curso de Gestão de Obras tem duração de 240 horas (dois semestres) e o curso de Instalações Elétricas Prediais, 120 horas (um semestre).

Secretaria de Comunicação / CEFET-MG