CEFET-MG conquista espaço no projeto de Cidade Tecnológica em Divinópolis

15/07/2014

A cidade de Divinópolis, a 115 km de Belo Horizonte, está com um projeto aprovado para a criação da Cidade Tecnológica do Centro-Oeste de Minas Gerais, e o CEFET-MG já conquistou, através de acordo, uma área de 50 mil metros quadrados para a construção de laboratórios voltados para pesquisas de docentes e alunos da Instituição no novo espaço.

A Cidade Tecnológica, que tem como objetivo fomentar a inovação, a ciência e a tecnologia através da criação de centros de pesquisa, será construída em uma área aproximada de 4,7 milhões de metros quadrados em uma região rural de Divinópolis.

O Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-MG, Patterson Patrício, acompanha as negociações com investidores da Cidade Tecnológica. Segundo ele, a Instituição foi convidada a implantar um prédio de laboratórios de pesquisa no parque industrial, que receberá apenas financiamento da iniciativa privada.

Ainda de acordo com Patrício, com essa parceria, os doutores da Unidade de Divinópolis vão realizar pesquisas a partir das demandas dos empresários e, com isso, haverá produção de propriedade intelectual. “As empresas vão disponibilizar os equipamentos necessários para o desenvolvimento da tecnologia. Dessa maneira, os doutores que trabalham no CEFET de Divinópolis poderão trabalhar nesses parques, e os técnicos que nós formamos vão trabalhar nas empresas. Isso é favorável para ambas as partes, já que, nessa relação, os empresários terão profissionais de alto nível desenvolvendo pesquisas e tecnologias”, explica.

A Diretora do CEFET-MG, Unidade Divinópolis, professora Sandra Vaz Soares Martins, está satisfeita com a doação da área de 50 mil metros quadrados para a ampliação dos espaços de pesquisa dos doutores da Unidade. De acordo com ela, as negociações atuais caminham para a definição do que será construído no espaço, entre laboratórios e incubadoras de empresas.

Para isso, o Diretor-Geral do CEFET-MG, professor Márcio Basílio e o Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação se reuniram na manhã de hoje (11) com o empresário Aurylio Campos Guimarães, investidor do projeto, para avançar nas discussões sobre o empreendimento.

Estima-se que, apenas na fase inicial, a iniciativa privada invista R$ 200 milhões no parque. Além da área reservada para o Centro, a Universidade Federal de São João del-Rei também terá espaço garantido na Cidade Tecnológica do Centro-Oeste de Minas Gerais.