Projeto estimula interação entre servidores no Câmpus Congonhas

10/07/2014

Realizou-se, este mês, o primeiro Café com Prosa Infantil do Câmpus Congonhas, do qual participaram os filhos de servidores e terceirizados. O projeto contou com a participação da escritora e palestrante Marilda Condé, que realizou a palestra: Vida, Natureza e Sonhos e com Oficina de Reciclagem, coordenada pela pedagoga Shahla Albuquerque. O encontro serviu para fortalecer os vínculos familiares e a relação família/escola, bem como para refletir com as crianças sobre a importância da leitura e a preservação do meio ambiente.

Para interagir mais e melhor
O evento faz parte do Projeto Café com Prosa, desenvolvido no câmpus desde outubro de 2013, pelas áreas de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. O projeto cria um espaço de discussão e de relacionamento interpessoal entre os trabalhadores do câmpus, a fim de tratar diversos temas espontâneos ou programados de interesse coletivo, além de ser um momento de interação, troca de informação e ideias. “Parte-se da premissa que a instituição tem em seu cerne um grupo social composto por sujeitos, e que todo grupo social é educativo”, explica a assistente social e idealizadora do projeto, Ana Flávia Melillo Ramos.

Já o Café com Prosa do mês de março contou com uma roda de conversa sobre “Mulher - uma questão de gênero a se pensar”, coordenada pela assistente social Shirleyse Otília de Faria. Ela destacou as mobilizações sociais e as lutas das mulheres para conquistarem seus direitos e garantir mais autonomia. Em abril, houve a presença da psicóloga Silvana Camelo, que discutiu sobre “Qualidade de vida no trabalho” e, em junho, tivemos a participação do prof. Bruno Lima, que transformou o Café com Prosa em Café com Poesia através da roda de conversa: "Nos meandros da língua portuguesa: a poesia em nosso cotidiano".

Para Ana Flávia, “esses têm sido momentos ímpares na história do Câmpus Congonhas, marcados por descontração, troca de conhecimentos e, principalmente, muita informação! Esperamos contar sempre com o apoio da direção no fortalecimento do Projeto Café com Prosa, para garantir uma melhor qualidade de vida para nossos trabalhadores, servidores e terceirizados”.