Campus de Montes Claros terá nova biblioteca

16/06/2014

O campus de Montes Claros, que abriga o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, vai ganhar nova biblioteca. O projeto do novo prédio, com três pavimentos e auditório para 122 pessoas, foi apresentado recentemente à diretoria e à comissão de infraestrutura do ICA, que estão aceitando sugestões de membros da comunidade. As instalações atuais já não são suficientes para as dimensões do Instituto, que abriga hoje seis cursos de graduação e outros seis de pós-graduação.

O novo prédio será construído próximo à entrada do campus, com o objetivo de facilitar o acesso também à comunidade externa, o que reforça o caráter regional do acervo e das finalidades da biblioteca do ICA. O projeto prevê integração à paisagem do campus e sistema ambiental adequado às condições climáticas que predominam na região. De acordo com a arquiteta da UFMG, Renata Siqueira, fachada com vegetação e sombreamento serão recursos utilizados para minimizar a necessidade de recursos artificiais de climatização.

O projeto, que está sendo discutido pelos gestores do Instituto, prevê ainda afastamento mínimo de 30 metros da via principal de acesso ao campus, possibilitando a abertura de uma praça de convívio e mais isolamento das salas de estudos e leitura. A biblioteca também terá área reservada para o Acervo do Sertão e obras raras. Além disso, haverá sala de restauro e encadernação, salão multiuso, sala de reuniões, videoteca e mapoteca, sala de videoconferência, entre outros espaços destinados a atender às novas demandas das bibliotecas universitárias.

(Com informações da assessoria de imprensa do ICA via UFMG.BR)