SINDIFES comunica a CNG da FASUBRA saída da Greve

10/06/2014

Informes de base do SINDIFES

Em Assembleia Geral da base do SINDIFES, realizada no dia 10 de junho de 2014, na Escadaria da Reitoria da UFMG, a Categoria dos TAE´s reunida deliberou pela saída da greve no dia 13.06, com retorno ao trabalho no dia 16.06, por entender que o Comando Nacional de Greve perdeu o foco com relação à pauta aprovada na Plenária Nacional da Federação em fevereiro último.

A base do SINDIFES reafirma a necessidade de o CNG manter o foco, na discussão com o governo, da pauta original que norteou a deflagração desta greve. A base do SINDIFES e todas as demais que estiveram presentes à Plenária não deliberaram por uma greve de desgaste ao governo federal, em que pese termos muitas críticas às várias condutas e ações deste governo.

A base da nossa entidade reafirma, também, a necessidade de esclarecimentos dos seguintes pontos: quais são os cenários possíveis diante da negação do governo em negociar? Quais são as estratégias para a negociação do eixo setorial? Quais são os limites do nosso movimento? Há levantamento do real grau de paralisação das IFES? Qual o percentual de hospitais universitários em greve? Quais são os nossos parceiros no processo negocial? Quais são os possíveis interlocutores que podem mediar o processo negocial? O CNG colocou na mesa de negociação com o MEC e o MPOG a questão da suspensão do corte e o ressarcimento para os trabalhadores da base do SINDIFES?

Reafirma, ainda, a necessidade de manter a Categoria mobilizada e organizada, com vistas à construção de estratégias de mobilização e fortalecimento dos TAE´s, visando a novos embates, principalmente a partir de março de 2015, quando se encerra o atual acordo de greve, assinado pela FASUBRA em 2012.

A base do SINDFES, após aguardar o retorno do CNG por mais de 15 dias, e sem resposta até o presente momento a qualquer dos questionamentos acima, conclama as demais base da FASUBRA a aprovarem UMA SAÍDA UNIFICADA DA GREVE PARA SEGUNDA-FEIRA, DIA 16 DE JUNHO.

Por fim, o SINDIFES vem destacar e repudiar a atitude deliberada do CNG DE BOICOTAR A PUBLICAÇÃO NOS INFORMES DE GREVE (IGs) das informações referentes à Avaliação de Conjuntura e propostas da base deste Sindicato, enviada no dia 28 de maio passado para ampla divulgação, mesmo se tratando de uma posição construída, votada e aprovada pela Categoria.

No documento, a base do SINDIFES fazia a crítica à condução do movimento nacionalmente (conforme descrito acima) e solicitava que o CNG rediscutisse a permanência na greve, tendo em vista a fragilidade demonstrada, para que pudéssemos, se não houvesse uma mudança de rumos na orientação, retornar ao trabalho de forma unificada e coletiva. Esta compreensão é essencial para reunirmos forças para os novos enfrentamentos, em especial a partir do próximo ano, quando se encerra o acordo financeiro assinado em 2012.

Infelizmente, desconhecendo e desrespeitando a dinâmica da história do movimento, além de não haver a publicação do documento encaminhado pela base do SINDIFES, de forma deliberada, pelo fato de contestarmos a posição equivocada do atual CNG, ainda nos foi negada a resposta às questões apresentadas.

Acreditávamos que as práticas antisindicais, arbitrárias, autoritárias e antidemocráticas somente eram realizadas pelos reitores e pelos governos, mas infelizmente estamos presenciando e constatando que isso virou prática também no movimento sindical, e mais precisamente pelo Comando Nacional de Greve 2014 da FASUBRA.

Estamos estarrecidos com essa atitude, pois a nossa Federação sempre foi de luta, construída na diferença e no respeito ao pensamento de todos os grupos, e agora alguns tentam impor um único pensamento. E depois ainda apresentam um discurso panfletário de que o governo é que não respeita e cerceia os movimentos sindicais!

Esperamos que, mais uma vez, não sejamos BOICOITADOS pelo CNG, e que os informes da base do SINDIFES, conforme é praxe durante movimentos reivindicatórios, sejam publicados.

Mais uma vez, dirão algumas correntes da FASUBRA que somos governistas, buscando desqualificar nossa análise. Porém, novamente, afirmamos nossa posição como uma base que destaca a importância da verdade e se preocupa em manter o compromisso político com as pautas e a defesa da Categoria. Estamos pagando o preço de manter a sensatez, mas valerá ainda mais a pena, pois a Categoria, em âmbito nacional, já está percebendo quem está com a razão neste aspecto.

É chegado o momento: SAÍDA UNIFICADA DA GREVE PARA SEGUNDA-FEIRA, DIA 16 DE JUNHO!

FASUBRA unida, respeito COM e NA divergência, responsabilidade e compromisso com a CATEGORIA DOS TAE’s. Esta, sim, é a luta que queremos e defendemos!

COMANDO LOCAL DE GREVE/SINDIFES - Belo Horizonte, 11 de junho de 2014.