TAE's vão a Ocupação da Reitoria da UFMG para dialogar com estudantes

18/06/2014

Nesse domingo, 8, cerca de 30 pessoas, entre Diretores e base do SINDIFES, estiveram na Reitoria da UFMG, no Campus Pampulha, que tem o seu saguão ocupado por estudantes desde a noite da última sexta-feira.

O grupo de aproximadamente 15 estudante da UFMG, segue acampado no saguão. Eles reivindicam, dentre outras coisas, que o campus fique aberto durante os dias de jogos da Copa do Mundo no Mineirão e o fim do convênio da universidade com a Polícia Militar.

Os TAE’s foram até a ocupação procurando compreender melhor o movimento e suas reivindicações. O SINDIFES, assim como o Diretório Central dos Estudantes (que não participa da ocupação) e representantes do reitorado que também estavam no local, buscaram de diversas formas o dialogo com os ocupantes, mas não encontraram a mesma disposição do outro lado. O cenário encontrado não foi dos mais favoráveis, com os acampados se mostrando pouco dispostos a dialogar, apresentando posições radicais e até mesmo se exaltando algumas vezes com os representantes da categoria.

Os Técnico-Administrativos reafirmaram a importância de se defender os interesses de toda a comunidade acadêmica, e não apenas de grupos isolados. A categoria ainda mostrou disposição para ajudar em uma possível mediação, entretanto o movimento ainda não iniciou qualquer negociação com a universidade.

Nesta segunda-feira, 9, acontece nova Assembleia que irá discutir a ocupação, às 18h na portaria da Reitoria, novamente com a presença da Diretoria do SINDIFES e dos Técnicos-Administrativos em Educação.

Posição da Universidade

Durante os dias de jogos da Copa do Mundo no estádio do Mineirão, o expediente acadêmico e administrativo estará suspenso nos campi Pampulha e nas demais unidades do centro, exceto o Hospital das Clínicas, que estará em escala mínima. Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, a UFMG fechará os portões a partir das 13 horas.

A decisão do Reitorado, expressa na Portaria nº 107/2014, foi referendada pelo Conselho Universitário em reunião na tarde do último dia 27 de maio. Nesses dias, o acesso ao campus Pampulha estará restrito à comunidade acadêmica, e para atividades inadiáveis, mediante cadastramento prévio.

O o embarque e desembarque de torcedores e autoridades no campus também não será permitido, assim como a presença das forças armadas. Representantes da universidade afirmam que essa decisão é de suma importância para proteção do patrimônio da universidade, que será feita somente pela guarda da universidade.