SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Nova diretoria da Veterinária toma posse nesta sexta

04/06/2014
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


O professor Renato de Lima Santos, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, e a professora Sandra Gesteira Coelho, do Departamento de Zootecnia, tomam posse nesta sexta-feira, 6, nos cargos de diretor e vice-diretora da Escola de Veterinária, para o mandato 2014-2018.

Eles substituem José Aurélio Garcia Bergmann e Zélia Inês Portela Lobato. Aberta à comunidade, a solenidade de posse acontece às 10h, no Auditório Professor Mário S. Couto Barbosa, da Escola, no campus Pampulha.

Pró-reitor de Pesquisa da UFMG de 2010 a 2014, Renato de Lima Santos aponta como desafios da sua gestão aspectos acadêmicos e de infraestrutura. Segundo ele, entre as questões acadêmicas que exigem especial atenção estão a transição para o novo currículo do curso de Medicina Veterinária; o necessário envolvimento na regularização do exercício profissional dos egressos do curso de graduação em Aquacultura, que acaba de formar sua primeira turma; e a consolidação do Programa de Residência em Medicina Veterinária, que hoje atrai profissionais de todo o país.

“Entre outras mudanças, o novo currículo abre espaço para estágio curricular obrigatório, o que vai exigir esforço monumental para estabelecermos parcerias com os setores empresarial e público”, comenta o diretor eleito.

Com relação à infraestrutura, Renato de Lima Santos pondera que há grande expectativa de expansão da área da Escola – cujo prédio é um dos mais antigos do campus Pampulha – para acomodar as novas necessidades. Além disso, lembra o professor, o Hospital Veterinário e as duas fazendas-modelo vinculadas à Escola – em Pedro Leopoldo e em Igarapé – possuem permanentes necessidades de investimento.

Com cerca de 3% do corpo docente da UFMG e responsável por aproximadamente 10% da produção científica da Universidade, a Escola de Veterinária conjuga forte vocação científica com importante viés profissionalizante, destaca Renato de Lima Santos.

Uma das quatro escolas de veterinária mais antigas do país, foi também pioneira na implantação e na consolidação de programas de pós-graduação, tendo sido grande disseminadora de docentes e de pesquisadores para todo o Brasil, aponta o professor, lembrando que desde 1932 a Escola já formou mais de cinco mil médicos veterinários.

Trajetórias
Renato de Lima Santos é graduado em medicina veterinária, com mestrado em medicina veterinária pela UFMG; PhD em patologia veterinária pela Texas A&M University, pós-doutorado na University of California Davis, onde atuou como Visiting Associate Professor, e livre-docente pela Unesp.
Realizou curso de aperfeiçoamento no Institut Pasteur (Paris). Co-autor do livro Patologia da Reprodução dos Animais Domésticos (Editora Guanabara Koogan) e editor do livro Patologia Veterinária (Editora Roca).
Professor titular, orientador de mestrado e doutorado pela Escola de Veterinária da UFMG e Pesquisador 1A do CNPq. Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation e agraciado com o prêmio Paulo Dacorso Filho. Foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV) e Pró-reitor de Pesquisa da UFMG.

Sandra Gesteira Coelho possui graduação e mestrado em Medicina Veterinária pela UFMG, onde cursou doutorado em Ciência Animal. É professora associada da Escola de Veterinária e tem experiência na área de medicina veterinária, com ênfase criação de bezerros, produção de gado de leite, alimentação e reprodução. Com ampla experiência profissional junto ao setor empresarial nas áreas de reprodução e produção de gado leiteiro. Foi chefe do Departamento de Zootecnia e Diretora da Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados