ALMG vai lançar frente em apoio aos institutos e universidades federais

08/11/2017

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai lançar na próxima quinta-feira (9/11/17), em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, a Frente Parlamentar em Apoio aos Institutos Federais e às Universidades Federais. A reunião, solicitada pelo deputado Cristiano Silveira (PT), será realizada a partir da 14h30, no Auditório José Alencar Gomes da Silva.

De acordo com informações do gabinete do parlamentar, o principal objetivo da frente é mobilizar a sociedade contra a precarização do ensino superior no País. “A Emenda Constitucional 95, promulgada no ano passado, impõe um teto para os gastos federais pelos próximos 20 anos. Em outras palavras, isso vai resultar em cortes nos investimentos nas universidades e nos institutos federais. Essa medida tira a possibilidade de qualificação profissional de milhões de jovens. É um retrocesso sem precedentes”, salientou Cristiano Silveira.

O deputado explica que pretende trabalhar em parceria com a frente criada pelos parlamentares federais. “Queremos promover debates e audiências públicas com servidores, estudantes e pesquisadores, para que cada setor possa se manifestar. O governo federal precisa cumprir as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), que foi construído com ampla participação da sociedade”, explicou.

Na reunião, serão apresentadas propostas de trabalho para a mobilização pretendida. Dirigentes das instituições de ensino vão apresentar projeções dos impactos que serão gerados pela Emenda Constitucional 95, entre os quais o fim de cursos de graduação e especialização, e as dificuldades para custear as unidades.

Convidados – Foram convidados a participar da audiência a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), presidente da Frente Nacional pela Valorização das Universidades Federais, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Também estarão presentes o reitor do Instituto Federal do Maranhão e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Francisco Roberto Ferreira, e o reitor da Universidade Federal do Pará e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Emmanuel Tourinho.

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais