NOTA DE REPÚDIO CONTRA A VIOLÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR NO CAMPUS PAMPULHA DA UFMG

23/11/2016

Os Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES), vem manifestar seu mais veemente repúdio à violência impetrada, pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), aos estudantes secundaristas e da UFMG e aos demais membros da comunidade presentes à manifestação realizada na Portaria principal desta Universidade, na avenida Antônio Carlos, na sexta-feira, dia 18 de novembro.

Os estudantes, que participavam de ato pacífico contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, ao término da manifestação foram covarde e violentamente atacados pela PMMG, que utilizaram artefatos como balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral, ferindo e aterrorizando diversas pessoas. Além do ataque frontal aos manifestantes, a ação policial atingiu indiretamente pessoas de unidades próximas à Portaria da UFMG, tais como crianças da UMEI Alaíde Lisboa, a comunidade da Escola de Belas Artes e os usuários de ônibus internos e externos ao Campus Pampulha. Resta lembrar, ainda, que a Polícia Militar invadiu território federal em sua ação, violando a autonomia universitária.

Ao mesmo tempo em que os TAE da UFMG repudiam a ação da Política Militar, por entendê-la desnecessária e extremamente agressiva, em total descompasso com a realização de uma manifestação pacífica, solidarizamo-nos com os atingidos pela violência policial neste ato.

O SINDIFES se soma às demais vozes da comunidade universitária e das diversas entidades da sociedade civil que se posicionam contrárias à violência de agentes da segurança pública que, em tese, deveriam proteger a população e garantir a sua integridade física. Neste sentido, vem cobrar das autoridades competentes que apurem os responsáveis e punam todos os envolvidos no episódio.

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2016.

SINDIFES/COMANDO LOCAL DE GREVE